Pais de Jean Charles de Menezes afirmam que desconhecem processo por indenização

Luta. A mãe de Jean Charles, Maria Otoni de Menezes, durante protesto no ano passado em Londres

Os pais do brasileiro Jean Charles de Menezes, Maria Otoni de Menezes e Matosinhos Otone da Silva, afirmaram em entrevista para o Portal O Tempo que desconhecem o possível acordo com a polícia londrina, que pagaria uma indenização pela morte de Jean Charles no metrô de Londres em 2007. Nesta segunda-feira a imprensa brasileira informou que um acordo entre a "família do mineiro" e a polícia britânica havia sido firmado.

Maria Otoni disse que não sabia de nada, de nenhum processo de indenização. "A gente não está sabendo. Estamos muito aborrecidos e  cansados com o assunto", afirmou a mãe de Jean Charles.  

Maria Otoni, que esteve duas vezes em Londres para acompanhar o julgamento dos policiais que atiraram contra o seu filho, afirmou que fica um sentimento de injustiça. "Depois que a Justiça deles absolveu os policiais que mataram o meu filho, a gente não quis mais saber de nada. Eu não conversei com mais ninguém e não pensei em abrir outro processo. Porque a gente vai perder esse processo até o final", defende.

Os pais de Jean Charles contaram que estão muito cansados com toda a situação. Maria Otoni explicou ainda que não faz contato há algum tempo com o sobrinho Alex Alves Pereira, que mora em Londres. Provavelmente seria ele o parente que está negociando com a polícia britânica.

INDENIZAÇÃO

O tabloide britânico "Daily Mail" informou nesta segunda-feira que a família de Jean Charles havia fechado um acordo com a Scotland Yard para receber uma indenização pela morte do mineiro em 22 de julho de 2005, após ele ter sido confundido com o terrorista etíope Hussain Osman, um dos autores dos ataques fracassados em Londres no dia anterior. Jean Charles levou sete tiros na cabeça, disparados por polícia metropolitana.

O tabloide especula que a indenização seria de apenas um terço das 300 mil libras esterlinas(pouco mais de R$ 860 mil) sugeridas pelos advogados da família.

A mãe de Jean Charles, Maria Otoni, quando soube do valor da indenização, disse não acreditar que a polícia londrina pague um valor de R$ 300 mil. "Eu não sei de nada. Mas duvido que a Justiça nos dê esse valor. A gente é de uma família pobre e a lei é muito diferente nesse caso".