Palco de histórico acidente nuclear, Chernobyl é tomada pelos russos
Ucranianos ainda tentaram evitar que rivais capturassem antiga usina do local, mas não obtiveram sucesso
Durante a ofensiva iniciada nesta quinta-feira (24) contra a Ucrânia, a Rússia tomou conta da região onde está localizado o depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. A informação foi dada por autoridades ucranianas na tarde de hoje.
“É impossível dizer que a planta de Chernobyl está segura depois desse ataque completamente sem sentido pelos russos”, afirmou o assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.
Outro assessor do governo ucraniano chamado Anton Guerashtshenko, este alocado no Ministério do Interior, disse que os militares russos chegaram ao local por Belarus. O pequeno país do leste europeu tem sido, inclusive, tratado como um traidor pela Ucrânia. Houve resistência dos ucranianos para que a Rússia não tomasse a região da usina, mas o combate foi em vão.
Sobre o acidente
O acidente de Chernobyl ocorreu entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº4 da Usina Nuclear de Chernobyl, perto da cidade de Pripiat, ao norte da Ucrânia Soviética, próximo à fronteira com a Bielorrússia Soviética. O acidente ocorreu durante um teste de segurança ao início da madrugada que simulava uma falta de energia da estação, durante a qual os sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados.
Uma combinação de falhas inerentes no projeto do reator, bem como dos operadores dos reatores que organizaram o núcleo de uma maneira contrária à lista de verificação para o teste, resultou em condições de reação descontroladas. A água superaquecida foi instantaneamente transformada em vapor, causando uma explosão de vapor destrutiva e um subsequente incêndio que jogou grafite ao ar livre e produziu correntes ascendentes consideráveis por cerca de nove dias.