Para oficializar a candidatura de Marco Lage à reeleição, PSB e outras cinco legendas realizam convenção partidária unificada neste sábado

Além do partido do atual prefeito, participam do encontro filiados do PRD, PDT, Solidariedade, PSOL e Rede Sustentabilidade

Para oficializar a candidatura de Marco Lage à reeleição, PSB e outras cinco legendas realizam convenção partidária unificada neste sábado
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O PSB vai realizar neste sábado (20), a partir das 16h, convenção partidária que deve oficializar a candidatura de Marco Antônio Lage à reeleição no pleito de outubro. No mesmo evento, de maneira unificada, também acontecerão as convenções de outros cinco partidos aliados do atual prefeito: PRD, PDT, Solidariedade, PSOL e Rede Sustentabilidade.

O encontro acontece no ginásio da Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide), no Centro de Itabira. Também deve ser confirmada a candidatura do vice-prefeito Marco Antônio Gomes à reeleição — reeditando, assim, a dupla que saiu vitoriosa durante as eleições realizadas em 2020.

Vereadores

As convenções partidárias também definem os candidatos à vereador de cada uma das legendas — e entre esses seis partidos há alguns nomes de “peso” na concorrência. Pelo PSB, Marcelino Freitas Guedes tentará a sua reeleição, mesmo caso de Bernardo de Souza Rosa e Reinaldo Soares de Lacerda, sendo que os dois últimos mudaram de partido este ano, optando por seguir na mesma legenda de Marco Antônio Lage.

Já o PRD traz em seus quadros dois atuais vereadores que migraram de sigla após a janela partidária: Júber Madeira Gomes e Júlio César de Araújo “Contador”, que tentarão a reeleição. O partido também conta com ex-secretária de Educação Laura Souza e o ex-vereadores Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” entre os seus possíveis candidatos.

Pelo PDT, o vereador Carlos Henrique Oliveira, atua líder de governo na Câmara Municipal, é mais um a tentar a reeleição; 0 ex-secretário de Administração Gabriel Quintão e Dulci Citi, ex-coordenadora do Gabinete de Marco Antônio Lage, também concorrem pela legenda.

Enquanto que no Solidariedade, o principal nome na disputa é o de Elias Lima, ex-servidor da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e que tenta pela quinta vez chegar ao Legislativo municipal. Quem pode aparecer entre os candidatos do Solidariedade é Amilson Flávio Nunes, ex-diretor presidente da Itaurb.

Por fim, o PSOL e a Rede Sustentabilidade formam mais uma federação. Pelo PSOL, destaque para a candidatura da líder comunitária Lia Andrade, que também integra o Comitê dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região, a Rede Nacional de Mulheres Negras contra a Violência e o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais.