Paralisações nas ETAs Pureza e Rio de Peixe prejudicam abastecimento neste sábado

Cerca de sete bairros foram afetados pela situação

Paralisações nas ETAs Pureza e Rio de Peixe prejudicam abastecimento neste sábado
ETA Pureza é responsável pelo abastecimento de água para 60% de Itabira – Foto: Saae/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde deste sábado (1º), os bairros de Itabira abastecidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza e Rio de Peixe tiveram o abastecimento prejudicado devido a situações não previstas.

Dessa forma, têm o abastecimento prejudicado os bairros: Fênix, Conceição, Bálsamos, Santa Marta, Santa Ruth, Monsenhor José Lopes e parte baixa do Gabiroba. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgosto (Saae), a água captada pela ETA Pureza apresentou turbidez anormal, sendo necessária a paralisação da estação para limpeza dos filtros.

Já a ETA Rio de Peixe, diz o Saae, foi paralisada devido à não entrega da Vale da captação conforme previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado junto à mineradora e Ministério Público. A reportagem da DeFato procurou a Vale para um eventual posicionamento, que não ocorreu até a publicação da matéria.

Desde a detecção destas situações, a autarquia afirma estar realizado manobras a fim de garantir o abastecimento. O Saae ainda lamenta a situação e informa que está tomando as medidas cabíveis para garantir o abastecimento de água a todos os itabiranos. Devido às situações citadas, se faz necessário reforçar as medidas de consumo consciente de água.

*Com informações do Saae