Parque Ribeirão São José será entregue à população no domingo; confira a programação
Atrações culturais, feira dos produtores rurais, lançamento de programas ambientais e outras atividades marcam a reabertura
Um dos pontos turísticos de Itabira, o Parque Natural Municipal Ribeirão São José estará aberto à visitação a partir do próximo domingo (12). O local foi revitalizado e será entregue à população durante a primeira edição do projeto “Encontro no Parque”. Atrações culturais promovidas pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), feira dos produtores rurais, lançamento de programas ambientais e outras atividades marcam a reabertura, que acontece entre 9h e 14 horas.
“A usina hidrelétrica do Ribeirão São José foi a primeira provedora de energia do município. O local foi reformado, tem cerca de 80 hectares, com uma cachoeira maravilhosa e as construções remanescentes estão em bom estado de conservação. É um parque muito aprazível e vale a pena ser visitado por toda a população. O evento vai marcar a entrega oficial das instalações”, explica o secretário Municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott.
Dois decretos serão assinados no evento. O primeiro trata da instalação do Mosaico de Unidades de Conservação, com a incorporação de todos os projetos da Secretaria de Meio Ambiente e trata da gestão integrada do território de Itabira. O outro decreto aborda o Projeto Águas de Itabira, que tem a finalidade de aumentar a oferta de água para a cidade, por meio de um pagamento de serviços ambientais com a participação de produtores rurais da região. De acordo com o responsável pela pasta, para esse último projeto será levado em conta “aspectos sociais, sanitários, medidas de combate a incêndio e medidas de conservação do solo”.
O Encontro no Parque vai contar ainda com a presença de personagens que fizeram parte da história e registro do local, além de apresentações culturais com a Banda Santa Cecília e a cantora Rebeca Kenede. Ainda estarão dispostos no parque barraquinhas para exposição dos produtores locais, como quitandas, artesanato e comidas típicas.
O evento tem ainda a parceria das secretarias municipais de Agricultura (SMA) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), com o intuito de promover um elo entre a unidade de conservação, favorecendo o turismo ecológico e o desenvolvimento das comunidades na região. Outros eventos como este farão parte do calendário no próximo ano, em localidades onde existam unidades de conservação.
Veja a programação:
- 9h – Abertura oficial
Lançamento do Projeto Águas de Itabira
Retomada oficial do Programa Mosaicos
Entrega oficial do Parque Municipal Ribeirão São José à comunidade
Feira dos produtores locais: quitandas, comidas típicas e artesanato
Apresentação Musical: Banda Euterpe Itabirana e Rebeca Kenede - 14h encerramento
Histórico do Parque Ribeirão São José
O Parque Natural Municipal Ribeirão São José fica foi criado no entorno da Usina e implantado por meio de trilhas e restauração das antigas construções. Fica a 22 km de Itabira, na estrada que liga o município a Nova Era. A primeira usina hidrelétrica foi instalada no local no início do século XX e é considerada a segunda em todo o estado de Minas Gerais. Até o ano de 1960 era a única fonte geradora de energia para a cidade.
O maquinário utilizado na usina é de fabricação alemã da companhia Siemens Schuckert, veio de navio da Europa para o Rio de Janeiro e depois de carro de boi para o local onde está instalado. Naquela época toda a energia gerada pela usina era direcionada à central de distribuição, no Centro da cidade, na casa onde funciona atualmente o Centro Itabirano de Artesanato, próximo à Catedral.
A construção é de 1915 e hoje o complexo arquitetônico em estilo inglês, com telhas de lâminas de ardósia, é considerado um patrimônio arquitetônico e cultural de Itabira.