Parte do Novo Acordo de Mariana deve ser utilizado na duplicação da BR-356; saiba mais
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira (25)
A BR-356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, receberá investimentos de R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte financeiro do Estado, proveniente do Novo Acordo de Mariana, e o restante por meio do contrato de concessão. A sessão de licitação do projeto e assinatura de contrato estão previstos para 2025.
O Novo Acordo de Mariana foi assinado no dia 25 de outubro, há um mês, pelo Poder Público e mineradoras envolvidas, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 6 deste mês. O acordo garantiu R$ 81 bilhões a serem destinados à região atingida em Minas Gerais.
Nesta segunda-feira (25), o governo de Minas Gerais lançou em Mariana a consulta pública do novo projeto de concessão rodoviária do trecho da BR-356, que liga o município à BR-040, viabilizando a duplicação da rodovia e outras melhorias, e dos trechos da MG-262 e MG-329, que formam um importante corredor logístico, turístico e econômico da região.
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema que destacou a iniciativa como sendo o ponto inicial das ações que serão desenvolvidas pelo novo acordo na região atingida.
“Um acordo difícil, que levou anos para ser concretizado, que terá como uma das principais obras exatamente a da BR-356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, e ainda vamos ter uma extensão na melhoria da MG-262 até Rio Casca. São intervenções importantíssimas, já que nós estamos falando de uma rodovia congestionada, perigosa, lenta. As obras vão trazer desenvolvimento, segurança e conforto para quem mora aqui nessa região”, celebrou Romeu Zema.
Intervenções na BR-356
Segundo o Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (25), cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes, que inclueindo a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho, totalizando 187,3 quilômetros de extensão das obras.
“Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção constante das rodovias e para os serviços aos usuários, antes inexistentes, como atendimento de socorro médico, com prazo de 30 minutos de chegada até a ocorrência, além dos serviços de guincho leve e pesado para veículos e a apreensão de animais na pista”, informou o Estado.
Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios, sendo eles: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.