Pela segunda vez, Câmara de São Domingos do Prata terá quatro mulheres representando o povo

A única vez que isso havia acontecido foi em 1989

Pela segunda vez, Câmara de São Domingos do Prata terá quatro mulheres representando o povo
Foto: Divulgação

A Câmara dos Vereadores de São Domingos do Prata pela segunda vez na história terá quatro mulheres representantes do povo no Legislativo para o pleito 2021-2024. A única vez que isso havia acontecido foi em 1989, quando Lígia Drumond, Ana Lúcia Arthuso, Jutidh da Consolação Azevedo e Maria Raimunda Araújo Pena, conhecida como Baíca, estiveram na Casa. A posse na cidade que tem mais de 17 mil habitantes, espalhados entre o Prata e distritos vizinhos, aconteceu no último domingo (1).

Debutam como representantes do povo, Valeria Drumond (PSD), Cida Ribeiro (PT) e Sueli Garcia (Avante). Reeleita para o quarto mandato, Sônia Martins, a “Soninha da Saúde” estará novamente sentada em uma das cadeiras. Ao todo, 11 vereadores representam a população local.

Eleitos

Quem teve mais votos foi Marquinhos de Paulo Braga (DEM), com 531. Já Nono de Pe Duro (Solidariedade) recebeu 466 votos. Piaza (Avante) ficou com 395 votos. Edmilson da Ambulancia recebeu a confiança de 310 pessoas. Arlan do Povão (PDT) teve 299 votos.

Já Vandim (PTB) ficou com 280 votos, o Russo (PL) finalizou a eleição com 260 votos e Valeria Drumond (PSD) foi a mulher com mais votos, 239. Debutando na Câmara, Cida Ribeiro (PT) teve 235 votos. Ademais, Soninha da Saúde (Avante) vai para o quarto pleito com 234 votos. Finalizando, Sueli Garcia (Avante) obteve 215 votos, pegando a última cadeira.

O partido que mais obtém cadeiras é o Avante, com três vereadores eleitos; seguido pelos partidos Democratas, Solidariedade, Partido Socialista do Brasil (PSDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD) e Partido dos Trabalhadores (PT), com um representante cada.

Quarta vez

Soninha da Saúde já esteve em um mandato sem nenhuma representativa feminina ao lado dela. Agora, com mais três companheiras de Casa, a vereadora cobra e espera mais voz das mulheres.

“No primeiro mandato (2009-2012) de 9 vereadores eleitos, foram eleitas apenas 2 mulheres, a Maria Paula e eu. No segundo mandato (2013-2016) de 11 vereadores eleitos, novamente apenas eu e a Maria Paula. Já para o mandato de 2017, com 11 vereadores eleitos, infelizmente apenas eu como mulher fui eleita, fato que evidencia a dificuldade da participação da mulher na política”, enfatiza a vereadora.

Soninha com o diploma em mãos para o quarto mandato                   Foto: Acervo pessoal

“Foi um período muito difícil, visto que, a voz da mulher no Legislativo é muito importante para o desenvolvimento de leis que visam o melhor para a população. Porém, agora em 2020, foram eleitas 4 mulheres, um acontecimento significativo para história de São Domingos do Prata! Principalmente por serem todas engajadas, responsáveis e compromissadas, podendo juntas fazerem toda a diferença para nossa cidade tão amada. Cida Ribeiro, Valeria Drummond, Sueli Garcia e eu, recebemos os votos de confiança dos nossos eleitores e iremos retribuir com muito trabalho e representatividade na Câmara Municipal”, destaca.

Ela é filha do falecido José Martins Correia, conhecido como “Inhô Virgílio”, ex-vereador por duas oportunidades da cidade. Além disso, cada vereadora eleita é ligada a um setor, com experiências diferentes. Para finalizar, Soninha pensa que com o resultado desta eleição, mais mulheres acreditem que possam fazer parte da bancada e trabalhar para ter cada dia mais, vez e voz na política.