Perigo à vista! Mutirão de cirurgia de catarata deixa 12 pacientes cegos

Os procedimentos ocorreram em 21 de outubro de 2024, com o caso vindo à tona somente nesta semana

Perigo à vista! Mutirão de cirurgia de catarata deixa 12 pacientes cegos
Foto: Reprodução/Hospital Visão

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taquaritinga (AME), interior paulista, foi palco de um mutirão de cirurgia de cataratas, promovido pela Secretaria de Saúde do município.

Doze pessoas tiveram complicações e, segundo a prefeitura, a maioria dos pacientes que fizeram o procedimento ficaram cegos do olho operado.

Os procedimentos ocorreram em 21 de outubro de 2024, com o caso vindo à tona somente nesta semana.

O Grupo de Vigilância Sanitária da cidade de Araraquara, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, encontrou inadequações na sala de materiais e de esterilização do AME, provocando sua interdição depois da vistoria técnica. 

Os profissionais médicos foram afastados de suas funções pela Secretaria de Estado de Saúde.

As vítimas estão sendo acompanhadas por uma comissão especializada em oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Cumprindo agenda em Ribeirão Preto no último sábado (8), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se manifestou a respeito.

“O importante agora é apurar o que aconteceu e dar assistência total a essas pessoas. A ideia do Estado é entrar com uma indenização administrativa para essas pessoas e, obviamente, cobrar a responsabilidade da Organização Social”.

Um dos pacientes, idoso de 66 anos, registrou na segunda-feira (3), um boletim de ocorrência, de natureza não criminal na Delegacia de Santa Ernestina, segundo nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que afirmou que a autoridade policial apura o fato se encontra à disposição das vítimas para esclarecer o ocorrido.

* Fonte: CNN Brasil