Pesquisa indica que bares e restaurantes perdem clientela em Minas
Empresários do segmento não estão conseguindo saldar dívidas de impostos federais e estaduais
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre os dias 25 de março a 1 de abril indica redução da clientela nos bares e restaurantes de Minas Gerais.
Segundo a Abrasel, uma das causas desse fator é a inflação alta, que os empresários não conseguem repassar para os produtos, como é o caso de 32% dos estabelecimentos, sob pena de maior redução na freguesia. Outros 57% realizaram reajustes conforme ou abaixo do índice dos últimos 12 meses.
Praticamente a cada dez empresários, quatro não conseguem saldar suas dívidas com impostos federais, estaduais, empréstimos bancários, encargos trabalhistas e aluguel.
A pesquisa da Abrasel revela que 32% das empresas estão no vermelho e os empresários reclamam da queda nas vendas e o alto custo dos alimentos e bebidas.
Karla Rocha, presidente da instituição em Minas diz que é necessária a ajuda do governo e que nessa conjuntura, a “situação das empresas de alimentação fora do lar é desafiadora”.
Apesar do momento, Karla mantém o otimismo com a proximidade do “Dia das Mães”, que tradicionalmente traz aumento no movimento dos estabelecimentos do setor gastronômico, crucial para a recuperação econômica da categoria.
“Vamos continuar trabalhando para apoiar e fortalecer as empresas em Minas Gerais”, enfatiza.