Pesquisa revela os cinco melhores estados para se viver no Brasil; saiba quais

Características apontam os estados com o melhor ICMS para residir em território nacional

Pesquisa revela os cinco melhores estados para se viver no Brasil; saiba quais
Foto: Eduardo Valente/SECOM/Governo de SC

Indicadores sociais e econômicos produzidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (PNAD), e o Mapa da Violência no Brasil, combinados com a análise salarial pela Catho, além de dados sobre impostos estaduais, desemprego, segurança pública, carga tributária e média salarial foram critérios utilizados para definir uma lista dos cinco melhores estados para se viver no Brasil.

Confira um resumo sobre características de cada um dos listados

Santa Catarina: É o estado com menor taxa de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do setor, com importantes indicativos de segurança e economia crescente, com expectativa de vida de até 79,4 anos. Santa Catarina possui duas das cidades no ranking de melhores condições de vida, Florianópolis e Balneário Camboriú. É o estado com o menor índice de pobreza no país e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,774, com IBGE de 0,637.

Rio Grande do Sul: Em que pese os recentes desastres ambientais, possui uma economia forte, com razoáveis índices de segurança e também um ICMS baixo. Tem uma das maiores rendas familiar mensal per capita do país, com um dos menores índices de pobreza, de desemprego e a menor taxa de mortalidade infantil. Seu IDH é de 0,746 e o IBGE de 0,593.

São Paulo: A maior economia do país e maior população do Brasil, o estado oferece inúmeras oportunidades de emprego com ótimos salários e baixa taxa de mortalidade. A alíquota de ICMS é competitiva e o estado congrega as maiores empresas do país como também grandes multinacionais. É destaque em segurança e educação, com baixa taxa de analfabetismo e maior taxa de escolaridade. Seu IDH é de 0,783 e o IBGE é de 0,637.

Paraná: Tem uma economia robusta com boas médias salariais, além de segurança pessoal. É estado com a melhor referência em educação e com o maior índice de pessoas com ensino médio completo, com ótimos números na saúde e menores índices de pobreza no país. Seu IDH é de 0,749 e o IBGE é de 0,585.

Distrito Federal: é um dos parâmetros de boa qualidade de vida. Com IDH de 0,824 e um IBGE de 0,668, é conhecido por ser o estado mais seguro do país, com alto investimento em tecnologia na área de segurança pública.