Pesquisas relativas ao Top of Mind apresentam perfil sobre o mercado consumidor de Itabira
Utilizando metodologia científica, a consulta foi feita sob responsabilidade do centro universitário UNIFUNCESI
No último sábado (30), o UNIFUNCESI encerrou as pesquisas relativas ao Top of Mind – Edição 2022, a maior premiação de Itabira. No total, foram ouvidas 1250 pessoas em 80 bairros da cidade. Além de citar as marcas mais lembradas em 171 segmentos, a apuração apresenta informações sobre o mercado consumidor do município. Abaixo, você confere mais detalhes.
Resultados
Dos entrevistados, 53,3% são do sexo feminino e 46,7% do sexo masculino. A faixa etária que respondeu o questionário foi a partir de 16 anos de idade. Destes, 23% possuíam entre 16 e 24 anos; 29% de 25 a 34; 21% de 35 a 44 anos; 20% de 45 a 59 anos e 7% dos itabiranos consultados tinham mais de 60 anos.
Em relação à renda familiar, 39% dos entrevistados recebem de um a três salários mínimos. Em seguida, com um índice de 16%, vem as pessoas que ganham de três a cinco salários mínimos. Entrevistados que recebem até um salário mínimo representam 12%. Por fim, os itabiranos que angariam acima de cinco salários mínimos representam 10%. Uma parte dos entrevistados, 23%, não soube informar.
São 61% dos entrevistados que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram. A outra parte deles ingressou no ensino superior (24%) e apenas 2% frequentou cursos de pós-graduação. O restante da amostra não concluiu o ensino fundamental (12%) e/ou não possui escolaridade (1%).
Quando o assunto foi sobre o uso de redes sociais e consumo de mídia, os respondentes decidiram que o Instagram é a rede mais utilizada (40%), seguido do Facebook, com 32%. O restante se divide entre LinkedIn, Twitter, outras redes ou não utilizam nenhuma.
Ainda segundo a pesquisa, os meios de comunicação pelos quais os itabiranos mais consomem informações são: 33% redes sociais, 19% sites e blogs, 18% Whatsapp, 16% TV, 10% emissora de rádio e por último, com 4%, jornal ou revistas impressas.
A respeito da maneira com que os entrevistados realizam compras de produtos e serviços, os resultados apontam que as lojas físicas continuam como preferência dos itabiranos, com 64% de adesão. Do total, 57% consomem em Itabira e 7% em cidades vizinhas. E, apenas 36% dos entrevistados, optaram pela internet.
Como os itabiranos avaliam o comércio e a prestação de serviços na cidade? A pesquisa revela que os entrevistados não estão muito satisfeitos. Em relação ao atendimento, 39% responderam que é razoável, 26% acham bom, apenas 16% consideram excelente, 12% avaliam como ruim e 8% acham péssimo.
A insatisfação foi ainda maior quanto ao preço dos produtos e serviços: 32% consideram péssimo, 29% razoável, 25% ruim, 9% bom e apenas 5% acham os preços excelentes. Outro quesito avaliado foi a variedade dos produtos, e este também não foi bem avaliado. A maioria entende que existe pouca variedade de produtos. Para 36% é razoável, 26% considera bom, 19% excelente, 13% ruim e 6% dos itabiranos acham péssimo.
Fazendo um balanço, foram verificados os seguintes números: 42% dos respondentes aprovam o atendimento; 57% reprovam os preços e 45% aprovam a variedade de produtos e serviços.
Quem entende
A equipe de pesquisa foi coordenada pelo professor doutor Marcelo Silva Ângelo Ferreira e foi ele quem nos falou sobre a importância desse tipo de pesquisa.
“Os dados coletados na pesquisa são muito importantes para as organizações. Se transformados em informações e corretamente analisados, permitirão uma melhor avaliação de ações e estratégias para o aprimoramento constante de produtos e serviços, além de viabilizar a percepção de mudanças no comportamento do consumidor. Tais ferramentas permitem o aumento da longevidade da empresa, além de torná-la mais competitiva, trazendo o retorno de investimento esperado”.
Para as empresas e prestadores de serviços, estes dados são muito importantes para conhecer o consumidor e as suas escolhas. Continue acompanhando as matérias de DeFato, pois, em breve, serão revelados os vencedores de cada segmento.