Petrobras anuncia redução redução de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel
Estatal divulgou nesta terça-feira o fim de reajustes baseados na cotação internacional
A terça-feira começou com notícias animadoras para o consumidor brasileiro. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou redução nos preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha (GLP) nas distribuidoras. Os novos valores passam valer partir desta quarta-feira (17).
Jean Paul Prates fez o anúncio acompanhado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião entre os dois em Brasília.
Confira os novos valores:
- gasolina A: redução de R$ 0,40 por litro (-12,6%);
- diesel A: redução de R$ 0,44 por litro (-12,8%);
- gás de cozinha (GLP): redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kgs (-21,3%).
Mudanças na estratégia comercial
Ainda nesta terça-feira, a Petrobras informou que sua Diretoria Executiva aprovou, na última segunda-feira (15), nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da estatal, em substituição à política que vinha sendo usado em suas refinarias. A nova estratégia usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, que será priorizado na precificação; e o valor marginal para a Petrobras.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal explica que o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos; já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas às diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Segundo a Petrobras, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
Além disso, as decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
A estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022 e tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.
“Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirma a estatal, acrescentando que passará a ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
O fato relevante ainda afirma que a precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia.
“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado”, completa a petroleira.