PL inaugura sede em Itabira; partido avalia candidatura própria ou apoio à oposição

Dois nomes de possíveis candidatos que estão em apreciação pelo partido, são os empresários Pedro Fortunato e “Marcinho da Loteria”

PL inaugura sede em Itabira; partido avalia candidatura própria ou apoio à oposição
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Foi inaugurada no último sábado (25), a sede do diretório do Partido Liberal (PL) em Itabira. O evento reuniu pré-candidatos, apoiadores e representantes do partido, como o deputado federal Lincoln Portela e a deputada estadual Alessandra Portela. O diretório itabirano ainda não decidiu qual caminho tomará nas eleições de 2024, mas observa a possibilidade de lançar candidatura própria, bem como a chance de dar apoio à uma candidatura de oposição ao governo Marco Antônio Lage (PSB).

Dois nomes de possíveis candidatos que estão em apreciação pela cúpula do partido, são os empresários Pedro Fortunato e Márcio Lúcio Moreira Couto, o “Marcinho da Loteria” –  filiados que estiveram presentes na abertura da sede. “É o início de um grande projeto da família PL em busca daquilo que acreditamos, seja pela boa gestão, seja dos valores, princípios e daquilo que acreditamos. Nós temos uma união de candidatos e candidatas que têm algo em comum: o amor por Itabira e a luta pelos valores cristãos, da família e das crianças”, disse Marcelo Reis, presidente do Partido Liberal em Itabira. 

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Deputado estadual pelo PL, e em seu quinto mandato no Congresso Nacional, Lincoln Portela aproveitou a inauguração da sede do partido para dedicar apoio aos pré-candidatos e pedir a criação do PL 60+ na cidade – núcleo voltado aos membros da terceira idade. Em entrevista à DeFato pós evento, Lincoln frisou que o diretório ainda estuda qual caminho tomará para o pleito deste ano. “Nós estamos estudando qual será o nosso melhor caminho. Por isso que tivemos essa reunião com os pré-candidatos agora, para juntos decidirmos qual será a melhor condução para o partido. É algo que ainda vai ser trabalhado, estamos trabalhando nisso com calma. La Fontaine disse uma vez: “Paciência e tempo dão mais resultados do que força e raiva”, disse o deputado.  

Foi um erro ter apoiado a eleição de Marco Lage em 2020? Lincoln Portela responde

Em março, o médico Marco Antônio Gomes comunicou oficialmente a sua saída do Partido Liberal, legenda pela qual se elegeu vice-prefeito de Itabira, para assumir a presidência do diretório local do Partido da Renovação Democrática (PRD). “Agradeço ao PL pelo tempo de filiação. Sigo amigo do deputado federal Lincoln Portela, meu irmão de fé, que sempre terá meu apoio. Mas afirmo que não estarei contra o governo do qual faço parte e me orgulho. Como um político de direita, sigo fiel aos meus princípios, aos meus valores e reitero meu propósito de devolver a bandeira de Itabira aos itabiranos. É o que venho fazendo cotidianamente junto ao prefeito Marco Antônio Lage”, disse Marco Antônio Gomes em nota divulgada.

Questionado sobre a ruptura e se o apoio dado à eleição de Marco Lage e Marco Gomes havia sido um erro, Lincoln respondeu que para a época, a estratégia era acertada.

Não é nenhuma questão de ter sido um erro. Para a época foi uma estratégia que nós achávamos que era a mais correta, mas o doutor Marco Antônio preferiu seguir o outro caminho ao contrário do que ele mesmo dizia, mas eu respeito. Ele e sua esposa sempre trataram a mim e a toda a minha família com todo respeito. Espero que ele siga sua jornada como um bom médico, como um cristão, como um pastor, como alguém que é uma pessoa decente. Que ele siga o seu caminho abençoado”, disse Lincoln, sem desejar sucesso à carreira política do atual vice-prefeito de Itabira.

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

“Futuro de Itabira é preocupante”, diz Alê Portela

A deputada estadual Alessandra Portela esteve na inauguração da sede do PL e durante sua fala, afirmou ter uma preocupação com o atual modelo econômico de Itabira. Em sua visão, não existe um “projeto de futuro” na cidade, tampouco aos seus habitantes. 

“Itabira é uma cidade voltada para a mineração e que precisa da mineração, mas nós sabemos também das limitações naturais que este setor passa por obviedade e claro, nós precisamos nos preocupar com as pessoas. O que serão dessas pessoas no futuro em relação à saúde? Em relação ao apoio social, psicossocial, desenvolvimento, geração de emprego e renda? Nós precisamos de um projeto de futuro para a cidade”, afirmou.

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Galeria de Fotos