Plenário da Câmara de Itabira: ringue para um confronto de federais – Parte 02

Falas de Neidson Freitas e Weverton Vetão aumentaram a temperatura no Legislativo itabirano na última semana

Plenário da Câmara de Itabira: ringue para um confronto de federais – Parte 02
Reunião da Câmara Municipal de Itabira na última terça-feira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Durante o seu pronunciamento, Neidson Freitas tentou, algumas vezes, explicar aos operadores do Saae, que estavam presentes na última reunião da Câmara Municipal de Itabira, na terça-feira (2), sobre as indicações: “essa é uma decisão exclusiva do Prefeito. [A indicação] É uma demonstração para o prefeito de que a Casa está apoiando a causa suas [operadores do Saae], mas ela não tem força para mudar a realidade suas, onde tem força para mudar é lá na Prefeitura”.

As falas claramente incomodaram o presidente do Legislativo, Weverton Vetão, que tentou, a todo momento, interromper o discurso do seu adversário — extrapolando as suas funções como presidente da Casa, que deveria primar pela boa condução do debate político. Sem medir palavras, Vetão declarou: “O senhor está querendo trazer o pleito [eleições 2022] para cá, você está desrespeitando o trabalho dos vereadores desta Casa, a indicação. O senhor então não vote, mas não fale que a indicação, que é um prerrogativa dos vereadores, não tem força”.

E prosseguiu, sempre tentando atropelar as falas do seu rival: “o vereador Neidson Freitas está dizendo, claramente, que as indicações da Câmara não valem nada. “O senhor está rasgando o regimento aqui, agora. Você é o mestre de indicações no governo passado [Ronaldo Lage Magalhães]”.

Plenário da Câmara de Itabira: ringue para um confronto de federais – Parte 02
Weverton Vetão – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Em resposta, Neidson Freitas disparou: “o senhor está tentando enganar eles, essa é a verdade. Eu não ia entrar nesse assunto, mas o senhor está querendo enganá-los, mas nós vamos falar a verdade aqui”. E emendou: “o presidente está querendo, neste momento, fazer um trampolim político em cima de vocês”.

Plenário da Câmara de Itabira: ringue para um confronto de federais – Parte 02
Neidson Freitas – Foto Gustavo Linhares/DeFato

O clima quente exigiu um copo da água, que Neidson tomou pouco antes de votar favoravelmente à indicação de Vetão. E com essa discussão fica o sabor de que as eleições 2022 podem, realmente, subir o tom em uma Câmara Municipal que tem se notabilizando pelos fortes embates.