PM captura foragido da Justiça em João Monlevade; populares apontam abuso de força pelos militares

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um policial realizando uma sequência de chutes no homem, que já estava rendido e deitado no chão

PM captura foragido da Justiça em João Monlevade; populares apontam abuso de força pelos militares
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde de ontem (2), a 17ª Companhia Independente de Polícia Militar de João Monlevade capturou um foragido da Justiça, de 39 anos, na rua Pará, no bairro Satélite, em João Monlevade. O indivíduo possuía um mandado de prisão em aberto por roubo, furto e agressão, e havia saído do presídio de João Monlevade no último dia 9 de março para trabalho externo — mas não havia retornado ao sistema prisional.

Ao ser localizado pelos militares, o foragido empreendeu fuga e tentou se esconder no segundo andar de uma residência. Após a negativa do homem em se render, os policiais decidiram invadir a casa para efetuar a prisão. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o exato momento da ação, quando a PM entra no local e consegue interceptar o sujeito. 

No vídeo é possível ver e ouvir um policial mandando o rapaz se entregar e deitar no chão. Ele desce de uma escada, mas não deita ao solo. Na sequência, o agente derruba o homem e manda ele “ficar de costas”, quando um segundo policial chega à ocorrência e realiza uma sequência de chutes no homem, que já estava rendido. 

Segundo a corporação — através de um release enviado à imprensa — o homem se opôs às ordens e tentou tomar a arma do primeiro agente, atracando com o militar no chão, lhe causando ferimentos. A PM informou que só foi possível realizar a contenção, imobilização e prisão do infrator, após a chegada do segundo policial “mediante o uso moderado de força”.

“Durante a intervenção policial, resistiu o infrator de forma ativa a todas as ordens emanadas, opondo-se, ademais, a se colocar em posição de busca pessoal, fazendo-se assim necessário usar dos meios necessários para contê-lo”, afirmou a PM em uma parte do release.

Finalizada a abordagem, o infrator e os militares foram levados ao Hospital Margarida, devido aos ferimentos gerados.