Polícia Civil de Itabira conclui inquérito que apura prática de racismo no Facebook

Autor foi indiciado por crimes de preconceito de raça ou de cor. Inquérito será encaminhado ao Ministério Público, a quem cabe oferecer a denúncia à Justiça

Polícia Civil de Itabira conclui inquérito que apura prática de racismo no Facebook
Foto: Divulgação/PC Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


A Delegacia de Polícia Civil de Itabira concluiu nesta sexta-feira (24) o inquérito que apurou a prática de racismo cometido nas redes sociais. De acordo com o delegado regional Helton Cota, o crime ocorreu em outubro de 2019.

O indiciado, morador de Itabira, de 34 anos, titular de um perfil no Facebook, discriminou pessoas negras ao mencionar em transmissão ao vivo em sua conta que o carro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial estava disponível no pátio da Prefeitura de Itabira, referindo-se ao veículo como o “carro dos pretinhos”.

Ainda segundo a Polícia Civil, o homem criticava o fato de alguns pacientes não terem meio de transporte próprio para realização de tratamento em Belo Horizonte, e que o veículo oficial poderia ser usado para o traslado.

O autor foi indiciado com base no artigo 20, parágrafo 2°, da Lei n. 7.716/1989. A legislação define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, cuja pena de reclusão vai de dois a cinco anos de prisão. O inquérito será encaminhado agora para o Ministério Público, a quem cabe oferecer a denúncia à Justiça, para que o caso vire um processo judicial.