Polícia Civil de Itabira promove ação do dezembro verde em parceira com projeto Proteção Animal

A ação faz parte da campanha nacional contra o abandono de animais, “Dezembro Verde”, que visa educar a população sobre o tema

Polícia Civil de Itabira promove ação do dezembro verde em parceira com projeto Proteção Animal
Polícia Civil de Itabira promove ação do dezembro verde em parceira com projeto Proteção Animal – Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Na última quarta-feira(18), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 3ª Delegacia Regional de Itabira, em parceria com a Prefeitura Municipal e o projeto Proteção Animal, promoveu uma campanha de conscientização nas ruas da cidade, com o tema “Dezembro Verde”. O objetivo foi chamar a atenção da população sobre o abandono de animais.

Com o lema “Abandonar um animal tem cara, índole e consequência”, a campanha buscou reforçar que o abandono de animais é crime e traz sérias implicações legais.

O delegado regional da Polícia Civil, Dr. Diogo Luna Moureira, destacou a importância da mobilização da sociedade para garantir o cumprimento da legislação de proteção aos animais e combater os maus-tratos.

Ele lembrou que o abandono é uma prática cruel que afeta tanto o bem-estar físico quanto emocional dos animais, e que ações como essa são essenciais para conscientizar a população sobre a gravidade do problema.

A ação contou com a participação de funcionários da PCMG, que auxiliaram na mobilização e distribuição de materiais informativos sobre os direitos dos animais.

Abandono é crime

O abandono de animais é tipificado como crime pela Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Lei Estadual 22.231/2016.

A prática é considerada maus-tratos e é tratada com severidade pela legislação brasileira. As penas variam de três meses a um ano de detenção, podendo ser aumentadas para até cinco anos de reclusão caso o abandono envolva cães ou gatos.

Se o abandono resultar na morte do animal, a pena pode ser ampliada em até um terço, além de multa e proibição de guarda do animal durante o cumprimento da pena.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como denunciar casos de abandono e maus-tratos

A campanha também orientou a população sobre a importância de denunciar qualquer caso de maus-tratos e abandono de animais.

A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo disque-denúncia através do número 181 ou diretamente nas delegacias da Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar.

Galeria de Fotos