Polícia Civil inaugura nova sede do Posto Médico Legal em Ipatinga

A obra e estruturação em equipamentos teve um custo de aproximadamente R$ 3 milhões

Polícia Civil inaugura nova sede do Posto Médico Legal em Ipatinga
Foto: Divulgação/PCMG

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a sede do novo Posto Médico Legal (PML) em Ipatinga, no Vale do Rio Doce. A solenidade foi realizada no novo endereço do imóvel, localizado na avenida Livramento com avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Veneza.

O antigo PML funcionava em um pequeno prédio, nas dependências do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, no Veneza II. Com o crescimento da região, a estrutura se tornou incompatível com as necessidades e com o volume de atendimentos promovidos na cidade.

A obra e estruturação em equipamentos teve um custo de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo o terreno doado pela Prefeitura de Ipatinga e a construção e compra de equipamentos, por meio de emenda parlamentar.

“Essa é uma importante conquista para Ipatinga e Vale do Aço, uma vez que propiciará o atendimento da população de 16 municípios que compõem a Delegacia Regional em Ipatinga. Com isso, nós teremos tanto o atendimento da perícia no vivo, como também a realização dos exames necroscópicos de forma mais adequada”, enalteceu a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.

Já o chefe do 12º Departamento, delegado-geral Gilmaro Alves, destacou o papel indispensável do PML na aplicação da justiça, sendo um pilar na investigação de mortes não naturais e na realização de perícias médico-legais. “Sua função é vital para o esclarecimento de crimes, a identificação de vítimas e a garantia de que a verdade prevaleça em nossos processos judiciais”, afirmou.

Atendimento PML

O Posto Médico Legal em Ipatinga é responsável pelo atendimento de uma região que abrange os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Santana do Paraíso e Timóteo. Juntas, essas localidades somam uma área de 5.064 quilômetros, com uma população de aproximadamente 590 mil habitantes.

Atualmente, o PML em Ipatinga conta com uma equipe composta por seis médicos legistas, dois investigadores e duas servidoras municipais, cedidas pelo Poder Executivo Municipal. No último ano, a unidade realizou um total de 4.994 perícias, entre necropsias, perícias de violência sexual, exames de lesão corporal, coleta de DNA, perícias indiretas por documentação médica, dentre outras.

Inovação

O PML em Ipatinga será o primeiro do interior a trabalhar com o Flat Scan, equipamento de raio-X desenvolvido para auxiliar a polícia científica e os institutos médico-legais, com tecnologia que produz imagens digitais de alta definição, dentro de padrões médicos. Com desempenho que fornece riqueza de detalhes, o equipamento permite a confecção de laudos com especificações técnicas e qualidade.

* Com informações da PCMG.