Polícia Militar lança a Operação Nacional Maria da Penha
A iniciativa contará com ações preventivas e blitzen educativas — as ações serão realizadas até o dia 20 de setembro
Nesta segunda-feira (23), aconteceu o lançamento da Operação Nacional Maria da Penha, que acontece sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e envolverá as polícias militares de todos os estados brasileiros. A iniciativa contará com ações preventivas e blitzen educativas — as ações serão realizadas até o dia 20 de setembro.
A Operação Nacional Maria da Penha está prevista no Plano de Ações Integradas de Proteção à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar e, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) tem como objetivo “reforçar as atividades já desenvolvidas no combate a violência doméstica e familiar”.
A ação terá foco no atendimento adequado aos casos emergenciais prevenindo, através do atendimento e despacho do telefone 190, os casos de reincidência e/ou de maior gravidade. Também abordará a importância do atendimento integral junto às instituições que atuam no combate à violência contra a mulher. Além de demonstrar como a padronização e formalização das ações relacionadas aos casos de agressões contra a mulher podem proporcionar mais eficiência e qualidade na cobertura das ocorrências.
Serão realizadas pela PMMG diversas ações preventivas — com apoio de outros órgãos de defesa social e de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar — como blitzen educativas, reforço no atendimento às vítimas, apoio em notificações de agressores, dentre outras atividades.