Polícias Federal, Civil e Militar se unem no combate aos saques de carga na BR-381
As polícias aumentarão a fiscalização, a integração e as operações de inteligência na região.
Em uma reunião estratégica realizada nesta terça (16) o Comandante da 17ª Cia PM Ind, Tenente Coronel Fernades, o Chefe da Delegacia da PRF, Igor Coelho, o Chefe da Polícia Civil, Dr. Bernardo de Barros, e os serviços de inteligência das três corporações se uniram para traçar medidas preventivas e repressivas no combate aos saques de carga na BR-381.
As polícias aumentarão a fiscalização, a integração e as operações de inteligência na região.
Casos recentes
NO dia 13 de abril, a carga de um caminhão desprendeu e tombou na pista, interditando parcialmente a estrada que liga Itabira ao município de Nova Era. O motorista contou que estava transportando materiais de limpeza e que na curva a carga desprendeu, caindo na pista. Segundo informações, poucos minutos após o ocorrido, saqueadores apareceram e levaram quase toda a carga.
Já no dia 10 de maio, uma carreta tombou no km 104 da BR-381, no Corte de Pedras, próximo a João Monlevade. O veículo seguia sentido São Gonçalo do Rio Abaixo/Belo Horizonte e pouco após a queda, teve sua carga alvo de saqueadores. Imagens mostram populares sendo conduzidos pela Polícia Rodoviária Federal.
Um dia após, uma carreta teve sua carga de produtos de limpeza tombada no km-30 da BR-381, próximo ao Corte de Pedras. O veículo não chegou a tombar. Muitas pessoas foram até o local – tanto na pista, quanto entrando dentro da carreta – para saquear os produtos.
Pena
Além disso, os criminosos que forem identificados podem responsabilizados por furto qualificado, roubo, associação ou organização criminosa, receptação e dano qualificado.
A PM ressalta que a população tem um importante papel nesse combate, já que é possível denunciar anonimamente tanto aqueles que participam de forma ativa no saqueamento, quanto os que comercializam os produtos subtraídos.
As autoridades orientam que as pessoas evitem participar de ações de turba, pois tais atos também configuram infrações penais.
*Release enviado pela Polícia Militar de Minas Gerais