“Por que não em Itabira?”: Vereador sobe o tom contra a Vale e cobra postura do governo Zema 

“Parece que a Vale tem um olhar diferente para Itabira, um olhar de descaso, de menosprezo”, disse Bernardo Rosa

“Por que não em Itabira?”: Vereador sobe o tom contra a Vale e cobra postura do governo Zema 
Foto: Guilherme Guerra/DeFato

A “palavra aberta” da reunião ordinária da Câmara de Itabira, realizada nesta terça-feira (18), gerou debates sobre a chegada do fim da mineração da Vale no município e a ausência de projetos estruturantes para o período pós fechamento das minas de minério de ferro na cidade. O tema foi colocado em discussão pelo vereador Bernardo Rosa (PSB), que na semana passada já havia tecido críticas à empresa e hoje “protestou” da bancada Legislativa afixando um papel onde estava impressa a frase: “Por que não em Itabira?” 

A crítica do parlamentar foi uma cobrança direta a ausência de grandes nvestimentos da Vale em Itabira, ao contrário do que vem ocorrendo em outras cidades mineradoras – sobretudo no estado do Pará. Junto a mensagem, Bernardo Rosa afixou uma notícia sobre o projeto “Novo Carajás”, destinado à expansão da mineração de ferro e cobre nas áreas de exploração da Vale (onde serão investidos R$70 bilhões até 2030) e também, uma matéria referindo a instalação da maior usina de produção de cimento sustentável no mundo, onde os resíduos do Complexo de Carajás serão utilizados como matéria-prima.

“Parece que a Vale tem um olhar diferente para Itabira, um olhar de descaso, de menosprezo, não valorizando aquilo que Itabira foi para a Vale. É que a Vale nada seria se não fosse Itabira”, afirmou Bernardo Rosa, lembrando também que o projeto mais recente da Vale na cidade, trata da ampliação das cavas das minas do Meio e de Conceição – onde a empresa pretende construir uma gigante pilha de estéril. 

O pedido de anuência ambiental para a realização da proposta foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), mas sofreu pedido de vista por parte de alguns membros na última sexta-feira (14). 

Vereador cobrou Zema e Marcelo Aro por olhar atento à Itabira

No seu discurso no plenário, Rosa também criticou o governador Romeu Zema (Novo). “Falta também um apoio político, tanto no cenário Federal como Estadual. Acho que ao invés de “comer banana com casca”, o nosso governador deveria fazer mais para Minas Gerais”, disparou Bernardo Rosa contra Romeu Zema. A fala se referia a um recente vídeo publicado pelo político nas redes sociais, onde ele aparece comendo a fruta com casca, dando “uma sugestão” para a população economizar. 

Além de alfinetar Zema, o parlamentar pediu “mais empenho” de Marcelo Aro – novo Secretário de Governo de Minas Gerais – para destravar a duplicação da MG-434, destinar mais investimentos para Itabira e ajudar com ações de diversificação econômica. 

“Não achar que nós somos um município rico, que só nós, por nossas pernas, iremos dar conta de diversificar a nossa economia. Pelo contrário, o Estado tem que nos ajudar e muito, os deputados estaduais tem que nos ajudar e muito, os deputados federais tem que nos ajudar e muito”, disse.  

Em tempo: Na semana passada, Marcelo Aro possuía ampla agenda em Itabira. No entanto, a visita foi cancelada momentos antes do político embarcar em direção à cidade, pois Romeu Zema havia sido comunicado da saída de Gustavo Valadares – então Secretário de Governo – e convocou Aro às pressas para assumir a pasta. 

Marcelo Aro possui relações políticas muito próximas com o vereador Luiz Carlos de Souza “Luiz de Ipoema” (MDB), responsável por sua vinda à Itabira.

Assista às declarações de Bernardo Rosa

Ida à Brasília 

Bernardo Rosa e mais alguns vereadores de Itabira estarão presentes no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais. O evento se iniciou nesta terça-feira (18) e vai até a sexta (21), onde parlamentares de todo país seguirão envolvidos em atividades de capacitação, troca de experiências e conhecimento. 

De acordo com o peessedebista, a ida da “comitiva” para à capital brasileira também servirá para reivindicar “melhores e maiores investimentos em Itabira” através de pelo menos três ofícios. 

Os documentos serão endereçados ao Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; ao deputado federal e membro da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, José Silva Soares “Zé Silva” (Solidariedade) e ao presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti (MDB). 

A intenção dos ofícios é solicitar apoio para Itabira e propor a criação de uma Comissão dos Vereadores dos Municípios Mineradores do Brasil.

Foto: Guilherme Guerra/DeFato