Pré-Carnaval de Itabira: “Cada bloco, cada desfile, cada show foi uma celebração da nossa tradição e união”, afirma Vanessa de Faria

O evento antecipa o Carnaval, que no município começa no próximo final de semana e cuja programação oficial ainda será divulgada

Pré-Carnaval de Itabira: “Cada bloco, cada desfile, cada show foi uma celebração da nossa tradição e união”, afirma Vanessa de Faria
No sábado de pré-Carnaval, aconteceu o cortejo do bloco “Madalena não Gosta de Poema” – Foto: Filipe Augusto
O conteúdo continua após o anúncio


Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, Itabira recebeu o Pré-Carnaval “Haja Amor”, realizado pela Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A programação tomou conta da Praça do Expedicionário, mais conhecida como praça EEMZA, no Centro da cidade, com muita música, cultura e alegria para toda a população. O evento antecipa o Carnaval, que no município começa no próximo final de semana e cuja programação oficial ainda será divulgada.

Durante os quatro dias de evento, o público se divertiu com uma programação diversificada, que incluiu shows musicais de diversos estilos, desfile de dez blocos de rua, que passaram pela ruas do Centro da cidade. “É um privilégio poder ver nossa cidade tão vibrante durante o pré-Carnaval ‘Haja Amor’. Este evento seguiu a proposta de ser uma festa para todos, com uma programação diversificada que atendeu desde os pequenos até os adultos, sempre com a segurança de nossos foliões em mente. Conseguimos criar uma celebração que refletiu a alegria, a tradição e a inclusão, garantindo que todos pudessem participar de forma tranquila e divertida. Estou emocionada em ver o quanto nossa cidade se engajou, e que possamos continuar a promover momentos como esse, que celebram nossa cultura e o nosso povo”, afirmou Vanessa Silva de Faria, superintendente da FCCDA.

Já o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) destacou a importância do evento para trazer alegria e animação aos itabiranos: “É com enorme alegria que vivenciamos mais um pré-carnaval de Itabira, um evento que reflete a nossa cultura, o nosso carinho pela cultura. Uma festa que tem a cara da nossa cidade, que se enche de cor, energia e muito amor. Cada bloco, cada desfile, cada show foi uma celebração da nossa tradição e da nossa união. Quero agradecer a todos os envolvidos, desde os artistas até os foliões, por fazerem desta festa um sucesso tão marcante. Itabira é feita de gente alegre, acolhedora, e o pré-carnaval é o reflexo disso. Que possamos seguir comemorando a vida e a cultura com tanto entusiasmo”.

“Haja Amor”

A celebração de pré-Carnaval começou na quinta-feira (20), com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Marco Antônio Lage e Vanessa de Faria ao Rei Momo, Leonardo Nunes, e à Rainha Ariane Barbosa. No mesmo dia, houve um cortejo da Sociedade Musical Euterpe Itabirana, em comemoração aos 160 anos da instituição, seguido pelos blocos “E Agora, Mofi?” e “Sambalaio”, que desfilaram pelas ruas do centro com mini trios elétricos. A celebração seguiu no “Espaço Haja Amor” com shows em homenagem ao sambista Zeca Pagodinho.

Na sexta-feira (21), os blocos “Filhos de Nandy” e “Cemitério” se uniram em cortejo. Mesmo com a chuva, os foliões não se deixaram abalar e seguiram a folia com toda a energia até o “Espaço Haja Amor”. O encerramento do segundo dia de Pré-Carnaval ficou por conta do irreverente Bloco “Beiço do Wando”, que veio de Belo Horizonte para agitar a festa itabirana, transformando músicas bregas em ritmos de Carnaval, como axé, afoxé, marchinhas, samba-reggae e arrocha.

No terceiro dia de festa, no sábado (22), a Troça da Madalena celebrou seus dez anos de história, arrastando uma verdadeira onda roxa e amarela pelas ruas de Itabira. A noite foi encerrada com o “Bloco da Calixto”, de BH.

No quarto e último dia do pré-carnaval de Itabira, no domingo (23), a folia começou cedo com os blocos “Sambalaio Kids” e “Pedrinha que Brilha”, trazendo muita brincadeira e diversão para a criançada. Foi a primeira vez que o Pré-Carnaval de Itabira contou com programação infantil. Em seguida, o bloco “Dinossauros do Rock” sacudiu o público com a mistura eletrizante de rock’n’roll e Carnaval.

A energia continuou com o “Bloco Altamente”, colorindo as ruas de laranja e azul, e resgatando as raízes percussivas mineiras e nordestinas. Para fechar os cortejos, o “Calangodum”, bateria dos estudantes da Unifei, levantou a galera. Para finalizar, o bloco “Juventude Bronzeada”, vindo de BH.

Clique aqui e confira as galerias de fotos do pré-Carnaval de Itabira.