Pré-Carnaval de Itabira pretende atrair 50 mil pessoas; confira a programação

A Prefeitura de Itabira investirá cerca de R$1,3 milhão, que serão investidos em estrutura, segurança e fomento aos blocos de rua

Pré-Carnaval de Itabira pretende atrair 50 mil pessoas; confira a programação
Foto: Gustavo Linhares/DeFato

A folia do Pré-Carnaval de Itabira começa nesta semana, com atrações sendo realizadas entre os dias 20 a 23 de fevereiro. O tema deste ano é “Haja Amor”, inspirado na famosa canção carnavalesca de Luiz Caldas, convidando os foliões a celebrar o amor em suas diversas formas: amor pela música, pela dança, pelos amigos e pela cidade. A Praça do Expedicionário, também conhecida como praça da EEMZA, no centro da cidade, será o palco principal da festa – que contará com shows, desfile de 10 blocos de rua e muito mais.

De acordo com Vanessa Silva de Faria, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a expectativa é de que o pré-Carnaval itabirano reúna cerca de 50 mil pessoas durante as festividades. Para que tal evento aconteça, a gestão municipal empenhará aproximadamente R$1,3 milhão, que serão investidos em estrutura, segurança, fomento aos blocos de rua e etc. 

Assim como na edição anterior, não será permitida a entrada de coolers, caixas térmicas, garrafas e afins. A proibição acontece por medida de segurança desenvolvida em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Transita. Além disso, câmeras de vigilância do Programa Itabira Segura e Conectada, patrulhamento intensificado, ações preventivas e de suporte emergencial são outras ações de segurança implementadas durante o evento – que também contará com suporte de seguranças e brigadistas particulares.

Confira a programação do Pré-Carnaval de Itabira

Quinta-feira (20 de fevereiro)

Banda Euterpe Itabirana (Largo do Batistinha) – 18h30

E Agora Mofi? (Largo do Batistinha) – 20h

Sambalaio (Largo do Batistinha) – 22h

Sexta-feira (21 de fevereiro)

Filhos de Nandy (Largo do Batistinha) – 19h

Bloco do Cemitério (Cemitério do Cruzeiro) – 21h 

Beiço do Wando (Espaço Haja Amor – Praça da Eemza) – 22h30

Sábado (22 de fevereiro)

Madalena Não Gosta de Poema (Praça do Centenário) – 14h

Babadan Banda de Rua (Praça do Centenário) – 16h

Bloco da Calixto (Espaço Haja Amor – Praça da Eemza) – 21h

Domingo (23 de fevereiro)

Pedrinha que Brilha (Largo do Batistinha) – 14h

Dinossauros Rock (Largo do Batistinha) – 15h30

Altamente (Largo do Batistinha) – 17h

Calangodun (Cemitério do Cruzeiro) – 19h

Juventude Bronzeada (Espaço Haja Amor – Praça da Eemza) – 21h

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @fccda

“Como historiadora de formação e superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, vejo o pré-carnaval da cidade como um evento de grande relevância cultural e histórica. Ele não apenas celebra a tradição carnavalesca, mas também representa um espaço vital para a preservação e valorização das manifestações culturais locais, que são expressão de nossa identidade. O pré-carnaval de Itabira, com suas músicas, danças e blocos, traz à tona a memória coletiva da cidade, resgatando histórias e costumes que atravessam gerações, ao mesmo tempo em que se renova e se adapta às novas formas de expressão cultural. É um momento de encontro, alegria e fortalecimento dos laços comunitários, fundamental para a manutenção e o fortalecimento da nossa rica herança cultural”, destacou a superintendente em entrevista à DeFato.