“Precisamos guerrear, competir, jogar e ganhar”, diz treinador do Valério às vésperas do jogo decisivo contra o Boston
Paulinho Guará comandou um treino na manhã desta sexta-feira e conversou com a imprensa sobre o próximo desafio do Dragão
O Valério tem uma partida decisiva no próximo domingo (15) diante do Boston City pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a equipe de Itabira precisa — e muito — da vitória para não complicar as suas chances de classificação para a próxima fase. Para assegurar o bom resultado, o técnico do Dragão, Paulinho Guará, comandou mais um treino na manhã desta sexta-feira (13), quando conversou com a reportagem da DeFato sobre os próximos desafios.
“Estamos em uma competição imediata e a gente precisa de resultado. Então, domingo, precisamos ir pra lá conscientes de que precisamos guerrear, competir, jogar e ganhar”, destaca Paulinho Guará.
A fala do treinador do Valério demonstra a necessidade de vencer o confronto. O Dragão vem de duas derrotas seguidas para o América de Teófilo Otoni, que disparou na liderança do Grupo A, com 12 pontos. Com isso, os itabiranos caíram para a terceira colocação com 6 pontos — sendo ultrapassado pela Juventus, que tem os mesmo 6 pontos, mas um saldo de gol melhor.
Diante desse cenário, o Valério precisa vencer para chegar com mais tranquilidade na última rodada, quando terá um jogo de “vida ou morte” com a Juventus — diante dos seus torcedores, em Itabira.
Nessa maratona de dois jogos decisivos, o adversário deste domingo não é um desconhecido. Valério e Boston City já se enfrentaram nesta edição da Segundona. Pela segunda rodada da fase de grupos, em partida disputada no Israel Pinheiro/Arena CEAD, em Itabira, o Dragão venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Roger. Assim, Paulinho Guará sabe qual o desafio que terá pela frente.
“O primeiro foco é o Boston. Sabemos que é uma equipe jovem, uma equipe que joga e que tem o fator gramado, que vai ser diferente. Mas, indiferentemente do adversário, é o que eu falei durante a semana para os atletas: o Valério, para onde ele quer chegar, o primeiro objetivo é classificar. Então, não tem que olhar o adversário, não tem que olhar o campo. O Valério tem que se impor, tem que buscar”, avalia Guará.
Aperfeiçoando
Paulinho Guará tirou lições importantes das derrotas nas duas últimas rodadas. Apesar do resultado negativo, o treinador valorizou o desempenho coletivo da sua equipe. “Temos trabalhado forte em cima daquilo que precisamos evoluir. Nessas duas derrotas, se formos analisar o resultado, foi muito ruim pelo resultado negativo, mas se olharmos o que fizemos em campo, principalmente no último jogo, fora de casa, tivemos todo o domínio do jogo, criando algumas oportunidades. Tivemos controle e, mais uma vez, perdemos por um descuido”, afirma.
Se a atuação coletiva tem agradado ao treinador, dois setores específicos do time demandam atenção. Tanto a zaga quanto o ataque tem deixado a desejar, principalmente nas tomadas de decisões dos jogadores. Na parte defensiva, gols evitáveis estão sendo tomados; na questão ofensiva, as bolas não têm balançado as redes.
“O único lance de desatenção que tivemos [contra o América-TO, na última rodada] proporcionamos para eles o gol. Então eu preciso trabalhar isso. Temos que trabalhar também o nosso último terço, a gente precisa ser mais eficaz, ter mais vontade de ganhar o jogo, de fazer o gol. É o que eu passei para eles. Hoje não adianta ter um time que consegue jogar, que consegue ter o controle do jogo se a gente não ganha”, diz Guará.
Nesse aspecto, o treinador do Valério destaca a importância do trabalho mental. “O que eu tenho cobrado para eles é ter tranquilidade e, além de tudo, é ter aquele ânimo, aquela vontade de fazer o gol. Então é isso que eu tenho instigado mesmo”, finaliza Paulinho Guará.
Boston City e Valério entram em campo no próximo domingo, às 10h, no Complexo Boston City, em Manhuaçu. A partida será transmitida ao vivo pela Rede Minas (também pelo site e pela plataforma de streaming EMCplay) e pela rádio Inconfidência AM 880.