Prefeito de Belo Horizonte empossa novo secretário de Saúde e superintendente da SLU
Posse foi realizada na Prefeitura nesta quinta-feira (11)
O prefeito Fuad Noman empossou, nesta quinta-feira (11), dois novos integrantes da Prefeitura de Belo Horizonte. Danilo Borges Matias é o novo secretário de Saúde, assumindo o posto da médica Cláudia Navarro, que pediu exoneração o início do mês de maio, e Sérgio Costa, que assume a Superintendência de Limpeza Urbana.
Na cerimônia de posse, o prefeito de Belo Horizonte ressaltou a experiência dos novos integrantes do alto escalão da PBH. “Eles foram escolhidos pela competência, currículo e capacidade de gestão no trabalho deles”, afirmou Fuad Noman.
Secretário de Saúde
O médico urologista Danilo Borges Matias é servidor da Prefeitura de Belo Horizonte desde 2005, mas sua história com o SUS teve início quando ainda era estudante de medicina e foi estagiário no Centro de Saúde Jardim Montanhês. A residência médica foi feita nos hospitais Odilon Behrens e São José. O secretário atuou na atenção secundária, foi coordenador da Comissão Municipal de Oncologia e médico regulador da Central de Internação.
Em 2017, assumiu a Superintendência do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, e em 2022 foi nomeado diretor-executivo do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro.
“Temos uma realidade pós-pandemia muito desafiadora tanto assistencialmente, quanto economicamente. Esse novo cenário vai demandar de nós muito cuidado e dedicação. O secretário sozinho não faz esse trabalho. É preciso contar com a confiança e a competência de uma equipe que vem entregando o melhor de si. Com respeito, diálogo e escuta vamos continuar ofertando um serviço de muita qualidade para toda a população”, afirmou o secretário de Saúde.
Superintendência de Limpeza Urbana
Já o comando da SLU está agora nas mãos do engenheiro eletricista Sergio Luiz Costa. “A SLU é uma grande companhia de limpeza urbana, é uma companhia que hoje faz a coleta domiciliar de mais de mais de 580 mil toneladas/ano, é uma empresa que faz varredura em uma cidade de mais de 400 mil quilômetros de vias. O nosso objetivo é melhorar os indicativos de coleta, de varreção e principalmente de reciclagem”, disse.
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuou em empresas privadas até que ingressou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Também foi Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional desde agosto de 2020 até dezembro de 2022.