Prefeito de Itabira, Marco Lage é eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de MG e do Brasil

Ele terá como vice-presidente Josemira Raimunda Diniz Gadelha (MDB), que é prefeita da cidade de Canaã dos Carajás, no Pará

Prefeito de Itabira, Marco Lage é eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de MG e do Brasil
Foto: Reprodução/Instagram/@amig_brasil

Na manhã desta quinta-feira (16), durante a 58ª assembleia geral da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), foi eleito presidente da entidade para o  biênio compreendido entre 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. Ele terá como vice-presidente Josemira Raimunda Diniz Gadelha (MDB), que é prefeita da cidade de Canaã dos Carajás, no Pará.

Marco Antônio Lage será o segundo prefeito de Itabira a presidir a instituição. O primeiro foi José Maurício Silva, em 1984, mesmo ano de criação da associação, que ocorreu em Itabira, durante o 1º Encontro Nacional das Cidades Mineradoras.

Também compõem a nova diretoria da Amig: Angelo Osvaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, como diretor administrativo; João Marcelo Dieguez Pereira (Cidadania), prefeito de Nova Lima, como diretor financeiro; e Juliano Duarte (PSB), prefeito de Mariana, como diretor de meio ambiente.

Já os prefeitos Raimundo Nonato de Barcelos “Nozinho” (PDT), de São Gonçalo do Rio Abaixo; Otacílio Neto Costa Mattos “Otacilinho” (PSB), de Conceição do Mato Dentro; e Élio da Mata Santos (Cidadania), de Itabirito, formarão o conselho fiscal da Amig para o próximo biênio.

Prefeito de Itabira, Marco Lage é eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de MG e do Brasil
Foto: Reprodução/Instagram/@amig_brasil

Liderando discussões

No final de dezembro de 2024, quando promoveu uma coletiva de imprensa para apresentar o novo secretariado municipal, Marco Antônio Lage comentou sobre a eleição da Amig e a importância de Itabira assumir a presidência da instituição, sobretudo pelo fato de a cidade enfrentar o possível fim da extração mineral e, com isso, buscar alternativas para a sua diversificação econômica.

“Vamos chamar a atenção de Itabira como um case, que pode ser um sucesso, mas pode ser um fracasso. Um case que pode ser um desastre. Guardadas as proporções, pois não é tão dramático como um rompimento de barragem, mas socialmente pode ser um grande desastre ver em uma cidade como Itabira acabar o minério e ela ficar pobre, esvaziada e sem o legado da mineração. Então a discussão desse legado da mineração tem que sair de Itabira e ir para o País”, declarou Marco Antônio Lage à época.

O prefeito itabirano também destacou a importância da Amig para as discussões referentes ao setor mineral: “A Amig é uma instituição importante. Ela passou a ser a Associação dos Municípios Mineradores do Brasil, não apenas de Minas Gerais. É uma entidade que cuida dos temas tributários e fiscais das cidades mineradoras e no relacionamento com as empresas mineradoras. Mas, além desses temas comuns aos municípios, os próprios prefeitos associados à Amig veem Itabira como uma oportunidade exatamente por conta da realidade que vivemos: da necessidade de diversificação econômica diante da exaustão mineral”.

Prefeito de Itabira, Marco Lage é eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de MG e do Brasil
Foto: Reprodução/Instagram/@marco.antoniolage

Sindicato Metabase apoiou a candidatura

Desde que se colocou como candidato a presidente da Amig, Marco Antônio Lage recebeu apoio do Sindicato Metabase de Itabira e Região, entidade comandada por André Viana Madeira, o “Pato Roco”, que fez campanha à favor do itabirano junto aos prefeitos das cidades mineradoras.

“Itabira, por ser a cidade produtora de minério de ferro em larga escala mais antiga, precisa estar à frente dessa importante entidade, para liderar os processos de descomissionamentos de minas que devem ter início nos próximos anos, com a exaustão mineral em vários municípios de Minas Gerais”, defendeu o sindicalista, que é também representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale.

Zé Fernando deixa o cargo

O itabirano substituirá o ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB), que presidiu a Amig nos últimos quatro anos. O conceicionense teve sua gestão na entidade marcada por uma campanha pelo pagamento de royalties atrasados pela mineradora Vale.

Segundo a Amig, à época do lançamento da campanha pela quitação desses royalties, estaria devendo R$ 2.319.646.823,14 a municípios onde atua. Só para Itabira seriam R$ 39.566.805,32.

Confira os municípios que compõem a Amig

Alvorada de Minas, Araçuaí, Barão de Cocais, Belo Oriente, Belo Vale, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Coronel Fabriciano, Diamantina, Dom Joaquim, Esmeraldas, Governador Valadares, Guanhães, Igarapé, Itabira, Itabirito, Itambé do Mato Dentro, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Jeceaba, Mariana, Morro do Pilar, Nazareno, Nova Lima, Ouro Preto, Pains, Paracatu, Porteirinha, Prados, Rio Acima, Rio Piracicaba, Rosário da Limeira, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião da Vargem Alegre, São Tiago, Sarzedo, Serro e Taquaraçu de Minas — todos estes em Minas Gerais.

Também fazem parte da instituição: Brumado (BA), Canaã dos Carajás (PA), Minaçu (GO), Nobres (MT), Parau- apebas (PA), Rio Branco do Sul (PR) e Volta Redonda (RJ).