Prefeito de São Gonçalo preside reunião sobre segurança de barragens

Antônio Carlos defendeu que o modelo de exploração mineral precisa ser repensado. “Tem que passar por reestruturação”, declarou

Prefeito de São Gonçalo preside reunião sobre segurança de barragens
Prefeito Antônio Carlos defende nova política mineradora – Elisângela Bicalho/Acom PMSGRA

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, presidiu no dia 21, o Encontro Técnico Itinerante da Amig. A reunião foi na cidade de Congonhas. Antônio Carlos é diretor financeiro da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais.

A reunião foi motivada  partir de notícias sobre a Vale ter sonegado informações de documentos que evidenciavam o risco do acidente em Brumadinho. O chefe do setor de fiscalização de barragens da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Minas Gerais, Wagner Araújo Nascimento, apresentou um painel sobre o status de segurança e o prazo para descomissionamento de barragens. Já o diretor-geral da ANM, Victor Bicca, destacou a importância da sustentabilidade. “O foco principal é a segurança com a descaracterização e o reaproveitamento econômico do material”, afirmou. Por fim, Bicca acrescentou que é preciso voltar ao passado e ver o que precisa ser melhorado, pois, segundo ele “a questão econômica também nos trouxe a essa questão onde estamos”.

Nova política de mineração

Para o prefeito Antônio Carlos, a relevância da atividade mineradora para o Estado é inquestionável, mas é preciso afastar os riscos de desastres como os de Mariana e Brumadinho. “Não podemos aceitar que os moradores das cidades mineradoras vivam momentos de insegurança e apreensão. Precisamos de garantias das empresas de que suas operações não vitimarão mais trabalhadores, filhos, mães e pais de família”, ressaltou. Antônio Carlos enfatizou ainda que o modelo de exploração mineral precisa ser repensado. “Tem que passar por reestruturação em todos os âmbitos e precisamos da mobilização de todos”, declarou.