Prefeito de São Gonçalo reúne empreiteiras da Vale e cobra oportunidades a trabalhadores locais

No encontro, realizado na mina de Brucutu, o chefe do Executivo apresentou dados do município e propôs ações visando gerar mais empregos para São Gonçalo

Prefeito de São Gonçalo reúne empreiteiras da Vale e cobra oportunidades a trabalhadores locais
Prefeito Antônio Carlos e gerente Fernando Carneiro coordenaram encontro – Foto: Acom PMSGRA

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), reuniu em uma roda de debates empresários e prestadores de serviço da Vale com o intuito de discutir a contratação de mão de obra do município. No encontro, realizado na última terça-feira, 10 de julho, na mina de Brucutu, o chefe do Executivo apresentou dados do município e propôs ações visando gerar mais empregos para São Gonçalo.

A reunião é fruto de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos meses entre o poder público e a Vale. “No decorrer desse ano, venho trabalhando vários pontos em busca da geração de emprego. Esse encontro foi um pedido meu à Vale para que reunissemos todos os prestadores de serviço para falarmos sobre as oportunidades de emprego no município”, afirmou Antônio Carlos.

Para o gerente executivo de operações do complexo Mariana e Brucutu, Fernando Carneiro, a experiência proposta pelo prefeito de São Gonçalo para discutir e buscar soluções para a empregabilidade é inédita e serve de exemplo para outras cidades. “A roda de conversa ajuda a reforçar as orientações que a Vale dá a toda empresa que presta serviços: a de valorizar os profissionais da região onde estamos atuando”, disse Carneiro.

Cerca de 15 empresas detentoras de contratos com a Vale estiveram presentes na reunião. Os empresários e representantes das terceirizadas aprovaram o formato do encontro. Marcelo Martins, gerente de contrato da Espiral Engenharia, elogiou a iniciativa.  “A partir de agora a gente consegue ter outra visão, tratar de uma maneira diferente e ter novas referências”, afirmou.

O diretor executivo da Univale Transportes, Luiz Peixoto, também parabenizou a iniciativa do prefeito. “Eu lido com alguns municípios e essa experiência aqui para mim é ímpar. Prefeitos normalmente ficam pressionando a Vale, mas não trabalham para buscar soluções”, declarou.

Antônio Carlos reuniu terceirizados da Vale para discutir empregos em São Gonçalo – Foto: Acom PMSGRA

Definições

Durante a reunião, o prefeito pediu que as empresas cadastrem oportunidades de emprego no Sine São Gonçalo e sugeriu que sejam solicitadas certidões dos PSF’s do município como pré-requisito, o que vai facilitar a identificação de mão de obra são-gonçalenses. Outra definição acordada foi o levantamento do horário administrativo para disponibilização de transporte coletivo para atender as empresas.

O encontro contou ainda com a presença de secretários municipais e dos vereadores Luciana Bicalho (PTB), Ailton Figueiredo Neves (PR) e Otávio Isidorio Teixeira (DEM).