Prefeitura corta árvores no entorno do Mineirão em início às obras para realização da Stock Car

Uma das primeiras intervenções para realização da etapa no Mineirão seria o corte de 55 árvores no entorno do estádio

Prefeitura corta árvores no entorno do Mineirão em início às obras para realização da Stock Car
(Foto: Reprodução/projetopomarbh)

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, em dezembro do ano passado, que a capital mineira vai receber uma etapa da Stock Car entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024, no entorno do Mineirão. No dia 13 de dezembro de 2023, o Município assinou o termo de apoio para receber cinco edições consecutivas da etapa da Stock Car Pro Series, sendo a primeira a ser realizada no segundo semestre de 2024.

A prova da Stock Car será realizada no entorno do Mineirão, localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, Avenida Rei Pelé, Av. Coronel Oscar Paschoal, Avenida Alfredo Camarate e Avenida Carlos Luz. O prazo de execução dos trabalhos será de 240 dias corridos a partir da assinatura da primeira ordem de serviço.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que uma das primeiras intervenções a serem feitas no Mineirão seria o corte de 55 árvores no entorno do estádio. Essa medida recebeu críticas dos moradores da capital mineira, de alguns políticos e também do Poder Legislativo do município. Diante disso, movimentos sociais sugeriram debate com a PBH antes da remoção dessas árvores no entorno do Mineirão, ainda que a Prefeitura tenha prometido o plantio de 688 novas árvores na cidade.

No entanto, ainda na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura autorizou o início do corte de árvores para a realização da etapa da Stock Car. A decisão surpreendeu a população e causou repercussão nas redes sociais.

A deputada federal Duda Salabert (PDT), e ex-vereadora de Belo Horizonte, postou em sua conta na rede social uma crítica ao prefeito Fuad Noman sobre a decisão de remoção das árvores. “A licitação da Stock car está repleta de irregularidades, não há certeza de que a corrida ocorrerá por causa dessas irregularidades. […] Já acionei a Justiça”, declarou a parlamentar.

Posicionamento da Prefeitura

A PBH informou que o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, e o secretário de Meio Ambiente, José Reis, irão conceder entrevista coletiva na tarde de hoje (28) para prestar esclarecimentos sobre o inicio das obras para a realização da Stock Car.