Prefeitura de Belo Horizonte amplia vacinação contra catapora

Após a avaliação do cartão de vacina, os convocados podem ser imunizados nos Centros de Saúde da capital

Prefeitura de Belo Horizonte amplia vacinação contra catapora
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação temporária contra a catapora (varicela) para crianças e adolescentes até 14 anos não vacinados e os trabalhadores da área da saúde que também não se imunizaram contra a doença. Os grupos convocados já podem ser imunizados em qualquer um dos 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte.

Após a avaliação do cartão de vacina, os convocados podem ser imunizados nos Centros de Saúde da capital. A ampliação temporária da vacinação contra catapora segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, poderá se estender até o término do estoque disponibilizado para a capital.

Catapora

A varicela (catapora) é uma infecção viral primária febril aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de pústulas e pequenas crostas secas não infecciosas na pele, acompanhadas de coceira. Em crianças, a doença geralmente é benigna. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode ser mais grave.

A transmissão da catapora acontece de pessoa a pessoa, pelo contato direto ou secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele. Indiretamente, a doença é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

No Brasil, a vacina contra a varicela pode ser encontrada na forma monovalente ou tetra viral, sendo que este último imunizante protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.