Prefeitura de Belo Horizonte emite 19 autuações a ônibus com irregularidades

A Prefeitura disse que reforçou a fiscalização de itens de segurança orientada principalmente pelas reclamações dos usuários

Prefeitura de Belo Horizonte emite 19 autuações a ônibus com irregularidades
Foto: Adão de Souza/PBH

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma operação conjunta da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e Guarda Municipal para fiscalizar ônibus do transporte coletivo da capital. A ação ocorreu nos bairros São Geraldo, na Região Leste, Goiânia e Estação São Gabriel, na Nordeste e, ao todo, seis ônibus foram abordados e dois que não portavam autorização de tráfego foram recolhidos para a garagem.

Durante a operação foram emitidas 19 autuações. A Prefeitura informou que algumas das irregularidades encontradas foram: elevador com defeito, freio de porta com mau funcionamento, falta de luz de seta, luz de freio e farol com defeito.

Nas operações realizadas na última semana de maio e neste mês, 218 veículos foram abordados, 247 autuações pelo Regulamento do Transporte Coletivo emitidas e 33 autuações pelo Código de Trânsito Brasileiro aplicadas. Foram recolhidos para o pátio do Detran 16 ônibus.

Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte disse que reforçou a fiscalização de itens de segurança orientada principalmente pelas reclamações dos usuários que chegam, pelo Whatsapp e PBH App. “As ações têm ocorrido ao longo dos itinerários das linhas, nas estações do MOVE e nas vias do entorno. Os veículos que não estão em condições adequadas de operação têm as autorizações de tráfego recolhidas, são autuados e, em alguns casos, removidos para o pátio do Detran. Para voltar a operar, os ônibus flagrados com irregularidades precisam passar por vistoria técnica para verificar se os problemas foram sanados. Só assim recebem nova autorização de tráfego”, comunicou o Executivo.

Os usuários podem denunciar por meio do PBH APP, do WhatsApp: (31) 98472-5715 e também no Portal de Serviços. É fundamental que seja indicado o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.