Prefeitura de Belo Horizonte lança edital de patrocínio para o Carnaval de 2023 e 2024
Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações.
Depois de dois anos sem Carnaval em Belo Horizonte, em razão da pandemia de Covid-19, a Prefeitura quer retomar o protagonismo do evento como um das grandes festas carnavalescas do país em 2023. Para viabilizar o evento, a PBH publicou edital de patrocínio nesta terça-feira (20).
O regulamento completo com as condições de participação pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Poderão participar do edital pessoas jurídicas de direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”.
O edital contempla os anos de 2023 e 2024 e o aporte financeiro mínimo aceito, referente aos dois anos, é de R$13,5 milhões, sendo R$6 milhões para o ano de 2023 e R$7,5 milhões para o ano de 2024. Além do valor em espécie, o futuro patrocinador se compromete a entregar uma Planilha de Itens de Estruturas e Serviços necessários para a operação do evento. Para arcar com os custos de fornecimento desses itens, poderão ser utilizados mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura no âmbito estadual e/ou federal. O critério de julgamento do edital será o de maior oferta de aporte financeiro em espécie.
Como vai funcionar
A empresa vencedora poderá ativar até oito marcas sob as chancelas de ‘patrocínio master’, ‘patrocínio’, ‘parceria’ ou ‘apoio’ ao Carnaval. Essas marcas vão compor as peças gráficas de comunicação e de sinalização do evento. Além disso, o patrocinador terá direito de realizar até 36 ações de experiência ou de exploração comercial, para ativar sua marca em espaços e equipamentos públicos e terá ainda o direito de usar da marca do Carnaval de Belo Horizonte 2023 e 2024 para desenvolvimento de ações de comunicação institucional, criação de produtos, brindes e assessoria de imprensa.
“A publicação do edital de patrocínio visa a retomada da força do Carnaval de Belo Horizonte, após esses dois anos de hiato, através de parcerias junto à iniciativa privada. Nosso objetivo é levar a alegria para as ruas, oferecendo aos foliões uma festa cada vez mais acessível e sustentável, com uma infraestrutura de qualidade, proporcionando conforto e segurança, e que estimule a participação de turistas e moradores da cidade,” afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.