Prefeitura de Belo Horizonte vai restaurar escultura de Drummond, que está sem a mão direita
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a restauração será realizada até dezembro
Nesta segunda-feira (7), as estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava serão retiradas para restauração. A ação integra as celebrações da Prefeitura de Belo Horizonte aos 120 anos do poeta mineiro maior e patrimônio nacional – nascido em 31 de outubro de 1902.
No lugar da estátua de Drummond, que fica na rua Goiás, será colocada uma placa interpretativa de sinalização. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a restauração será realizada até dezembro. Também nesta segunda-feira, será retirada para restauro a estátua de Murilo Rubião, localizada nos jardins da biblioteca pública estadual.
Artista vai acompanhar processo
As esculturas de Drummond e do escritor Pedro Nava foram confeccionadas em bronze e em tamanho real pelo artista Leo Santana, que acompanhará todo o processo de retirada e de restauração, junto à empresa Ana Vladia, responsável pela Fundição Artística, para onde as estátuas seguirão.
Os serviços compreenderão solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Drummond, e remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas. Já os serviços de restauração da estátua de Murilo Rubião incluirão revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina. Após o fim das restaurações, será realizado um sarau de entrega das obras.
As estátuas de Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, recentemente vandalizadas, também serão restauradas. Segundo a PBH, a retirada será amanhã, dia 8 de novembro.