Prefeitura de BH diz que vai iniciar plantio de árvores na Pampulha nesta sexta-feira (1º)
Algumas árvores do redor do Mineirão foram cortadas para a realização da Stock Car em agosto deste ano
Depois de protestos da população e de movimentos sociais de Belo Horizonte contra o corte de árvores em torno do Mineirão para a realização da Stock Car, a Prefeitura disse que vai iniciar o plantio de novas árvores nesta sexta-feira (1º). Segundo o Município, 63 unidades arbóreas serão plantadas nesta semana na região da Pampulha.
Segundo a Prefeitura, as árvores terão um mínimo de 2,5 metros e corresponderão às mesmas espécies e características das árvores que começaram a ser suprimidas nesta quarta-feira (28) ao redor do estádio do Mineirão, onde será construída a pista para a realização do Stock Car Pro de 2024. “Até a realização do evento – marcada para 15 e 18 de agosto -, a PBH terá plantado 688 árvores, todas custeadas pelos organizadores da Stock Car. Outras 120 unidades serão plantadas pela Minas Arena, administradora do Mineirão”, informou a PBH.
Nessa quarta-feira (28), a Prefeitura deu início aos serviços e obras para a adaptação do entorno do Mineirão como circuito automobilístico temporário. A primeira etapa consiste na supressão de 63 árvores – medida, segundo a PBH, aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) na quarta-feira por 10 votos a 2. “Além do plantio de 808 árvores, que é a maior medida compensatória já adotada, a empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte”, informou o Município.
Stock Car em BH
O autódromo da Stock Car será localizado no entorno do Mineirão, localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, Avenida Rei Pelé, Av. Coronel Oscar Pascal, Avenida Alfredo Camarate e Avenida Carlos Luz.
A primeira etapa dos trabalhos de preparação da pista deve ser concluída no 1º semestre de 2024. A segunda parte das obras, segundo a PBH, que será realizada após o evento, tem o objetivo de “restabelecer as condições originais das ruas, recolocando placas de sinalização e pinturas de sinalização horizontal”.