Prefeitura de BH expande cobertura de sinal gratuito de wi-fi para todas vilas e favelas
Para isso, foram instalados 2.125 equipamentos que permitem a conexão sem fio

Neste mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte comunicou a expansão da cobertura de sinal gratuito de wi-fi, que agora está em 100% das vilas e favelas da capital mineira. O prefeito Fuad Noman (PSD) celebrou a implementação no município. “Nós estamos entregando para Belo Horizonte o Projeto Vila + Conectada pronto, com 100% das vilas e favelas conectadas. Isso representa 370 mil pessoas sendo atendidas com internet”, disse.
Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Receita Federal formalizaram parceria. O órgão federal passará a doar aparelhos eletrônicos e computadores em desuso para o município. Os equipamentos serão recebidos pelo Centro de Recondicionamento de Computadores, da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), e recuperados para serem usados no Programa de Inclusão Digital da PBH.
Inclusão Digital
O Programa de Inclusão Digital busca garantir que a população de Belo Horizonte, prioritariamente os moradores das 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais, tenham acesso à tecnologia. O projeto permitiu a expansão da cobertura de sinal gratuito de wi-fi, que agora está em 100% das vilas e favelas de Belo Horizonte. Para isso, foram instalados 2.125 equipamentos que permitem a conexão sem fio, beneficiando mais de 370 mil pessoas diretamente. No entanto, o número pode ser ainda maior, já que a potência do sinal permite que residências próximas tenham cobertura.
A promoção da inclusão digital em Belo Horizonte conta com recursos e doação de equipamentos em desuso do governo federal, por meio da parceria entre a Prodabel e o Ministério das Comunicações. O convênio permite a oferta de cursos de formação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação aos beneficiários da Política de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte, recondicionamento e doação de computadores para a implantação e revitalização de Pontos de Inclusão Digital (Telecentros).