Prefeitura de Fabriciano realiza sorteio de apartamentos do “Fabri, Meu Lar”

Evento ocorreu nesta sexta-feira; 500 famílias serão contempladas

Prefeitura de Fabriciano realiza sorteio de apartamentos do “Fabri, Meu Lar”
Foto: Prefeitura de Fabriciano/Divulgação

Mais 500 famílias estão prestes a realizar o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano. Nesta sexta-feira (29), as pessoas sorteadas e contempladas pelo programa Fabri Meu Lar – Programa Casa Verde e Amarela/FAR faixa 1 conheceram seus novos endereços no Residencial Buritis, no bairro São Vicente.

A infraestrutura e os apartamentos já estão prontos para serem ocupados. A expectativa da Prefeitura é entregar as chaves no mês de maio. O evento de designação das unidades aconteceu na Praça da Estação, no Centro.

As próximas etapas são: vistoria dos imóveis pelos beneficiários, convocação pela Caixa para assinatura do contrato e a efetiva entrega das chaves.

Concluídos esses processos, a Gerência de Habitação do município vai montar um cronograma, com dias e horários definidos, para que as famílias façam a mudança de forma organizada e segura.

“Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

“As obras já estão 100% executadas. O Fabri, Meu Lar não é um sonho, e sim uma realidade. Hoje o que falta no Residencial Buritis é moradores, que puderam escolher os seus apartamentos”, completa o prefeito.

Fabriciano
Foto: Prefeitura de Fabriciano/Divulgação

 

Apartamentos

As unidades têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os prédios são de quatro e cinco andares e contam com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, guarita e área social com duas quadras poliesportivas, parquinho e academia ao ar livre.

Os apartamentos que serão habitados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com acessibilidade. Para elas e idosos, foram reservadas moradias no térreo dos prédios.

O programa habitacional de Fabriciano segue critérios definidos pelo Governo Federal, por meio do programa Casa Verde e Amarela/FAR e Caixa Econômica Federal. O processo de designação das unidades também foi acompanhado por representantes da coordenadoria da Habitação da Prefeitura, sociedade civil organizada, Conselho Municipal das Cidades (Concidade) e Caixa Econômica.

Infraestrutura e serviços públicos

Para receber os novos moradores, a Prefeitura trabalha na preparação e adequação dos equipamentos e serviços públicos no entorno do Residencial. O Secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, dá os detalhes.

“Estamos falando de cerca de 2 mil pessoas, praticamente um novo bairro. E as escolas, CRAS e unidades de saúde precisam ser preparadas para atender esta demanda. O município já fez adequações e prepara os equipamentos públicos num raio de 2 quilômetros para garantir um atendimento de qualidade destas famílias. Também buscamos a ampliação das linhas e horários do transporte público no local”, resumiu.

Moradia digna e segura

Os 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente, já estão prontos e seguem o mesmo padrão das 288 unidades já habitadas no Residencial Contente I, desde maio passado. Para os futuros moradores, a escolha dos endereços e vizinhança foi um momento de grande emoção e expectativa.

“Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Em alguns dias vou sair da ‘beira do rio’. Perdi tudo na última enchente e saber que agora vou morar em um lugar seguro é uma benção”, disse Maria das Graças Alves, uma das contempladas.

Sandra Alves da Silva ficou feliz em confirmar que os apartamentos terão acessibilidade. “É indescritível a felicidade, é um sonho de uma vida sendo realizado. É tudo do jeito que eu precisava e queria e estou muito feliz”, avalia.

“Estou emocionada. Perdi minha mãe há um ano, morava de aluguel e hoje pude escolher uma vizinhança boa. Sou muito grata”, resumiu Rosana Martins Vita, outra contemplada pelo programa.

Com a entrega do Residencial Buritis em breve, a gestão Novos Tempos vai garantir moradia digna e segura para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019. Fabriciano não recebia investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano