Prefeitura de Itabira afirma que obras da Unifei não estão paradas; Vale nega atrasos nos repasses financeiros

A previsão atual é de que os novos prédios da universidade sejam entregues em fevereiro de 2024 — com dois anos de atraso em relação ao prazo inicial

Prefeitura de Itabira afirma que obras da Unifei não estão paradas; Vale nega atrasos nos repasses financeiros
Obras da Unifei – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Após vereadores cobrarem no plenário do Legislativo explicações sobre os atrasos nas obras de construção dos prédios 4, 5 e 6 do campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Prefeitura Municipal de Itabira e a Vale emitiram notas oficiais sobre o assunto. O município afirma que a empreitada não está parada e que vem negociando com a mineradora para melhorar o fluxo de aporte financeiro — mas sem dar detalhes sobre essas conversas. A empresa, por sua vez, nega qualquer atraso nos repasses financeiros e assegura que cumpre todos os termos firmados no termo de parceria.

Em 2020, o então prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, assinou as ordens de serviços que autorizavam o início das obras de construção dos novos prédios da Unifei. O prazo para a conclusão da empreitada era de dois anos — ou seja, ainda em 2022. Porém, o empreendimento está atrasado e com nova previsão de término para fevereiro de 2024, conforme previsão do secretário de Obras, Transporte e Trânsito, Danilo Alvarenga, e do diretor do campus Itabira, Gilberto Duarte Cuzzuol.

Na última segunda-feira (24), um grupo de vereadores fizeram uma visita de fiscalização na Unifei e, segundo eles, atrasos nos pagamentos às empresas responsáveis pela construção dos prédios, excesso de burocracia nos processos, dificuldade de diálogo entre Prefeitura de Itabira e Unifei e a troca constante de secretários municipais são apontados como os principais problemas para o desenvolvimento do campus local da universidade.

Confira na íntegra a nota oficial da Prefeitura Municipal de Itabira:

A respeito das obras dos prédios 4, 5 e 6 do campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Prefeitura de Itabira vem a público esclarecer que os trabalhos não estão suspensos. A gestão municipal está em tratativas constantes com a Vale para um melhor alinhamento entre o andamento das obras e o fluxo de aporte de recursos por parte da Vale, previsto originalmente no Convênio entre Vale, PMI e Unifei.

A Prefeitura de Itabira reforça a importância da Unifei para o presente e o futuro de nossa gente e trata a obra como uma das prioridades para o desenvolvimento econômico, educacional e social da cidade e região.

Confira na íntegra a nota oficial da mineradora Vale:

A Vale esclarece que o repasse dos aportes referentes à parceria firmada com a Prefeitura de Itabira para a ampliação do campus da Unifei está vinculado à execução das etapas do projeto bem como à prestação de contas da realização dessas atividades. A Companhia segue as premissas da parceria, formalizada em abril de 2020, e está em dia com os repasses conforme os avanços realizados. A Vale reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do município alinhado ao atendimento das demandas das comunidades.