Prefeitura de Itabira e Sebrae vão oferecer vagas para jovens de baixa renda estudarem Administração

Ao todo, a parceria disponibilizará 70 vagas para curso técnico de Administração com ênfase em Gestão de Negócios. Os estudos aconteceram por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae-MG

Prefeitura de Itabira e Sebrae vão oferecer vagas para jovens de baixa renda estudarem Administração
Foto: Divulgação/Sebrae
O conteúdo continua após o anúncio


Setenta jovens itabiranos de baixa renda e que tenham cursado toda vida escolar na rede pública terão oportunidade de estudar na escola do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). A parceria — firmada entre a instituição e a Prefeitura de Itabira —  trará para a cidade o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que dará aos jovens selecionados acesso à formação técnica gratuita em Administração com ênfase em Gestão de Negócios.

A iniciativa está prevista no Termo de Fomento 003/2022, publicado na última quarta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTITI) de Itabira. Para garantir o acesso gratuito aos jovens, a Prefeitura vai investir R$ 640,9 mil. Em contrapartida, a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide), que gerencia a escola do Sebrae no Município, aplicará R$ 32,2 mil.

O programa é voltado para jovens com idades entre 16 e 24 anos. Os 70 jovens serão divididos em duas turmas com 35 alunos, cada. Para participar do programa, os interessados podem já ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de Itabira.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Carvalho Lage Pires, explica que o NEJ busca transformar os jovens em cidadãos empreendedores preparados para os desafios do mercado de trabalho. Durante um ano, esses estudantes vivenciarão uma metodologia inovadora que alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de Administração, o curso oferecerá projetos de Empreendedorismo e Gestão, como o “Tutoria”, “Empresa Simulada” e “Vitrine”. São três módulos que proporcionarão ao aluno um ensino que vai desde o primeiro contato com o mundo dos negócios até o planejamento do seu primeiro projeto ou negócio real.

“A implantação do NEJ em Itabira acontece após nossa busca em proporcionar aos jovens das escolas públicas e com baixa renda mais oportunidades, conhecimento, informação e acesso a uma formação empreendedora a fim de guiar suas carreiras, seja empreendendo ou no emprego. Vamos oportunizar a esses jovens a experiência empreendedora. Isso, com certeza, trará bons frutos para eles e para Itabira”, explicou Breno Pires.

O processo seletivo será realizado pelo NEJ, com acompanhamento da Prefeitura de Itabira, que garantirá acesso aos cadastros de pessoas de baixa renda no município. Os detalhes burocráticos ainda estão sendo resolvidos para que o edital seja colocado na praça o mais rápido possível. A intenção é de que as aulas tenham início ainda neste primeiro quadrimestre de 2022.

O NEJ

Criado em 2010 pelo Sebrae, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) já formou mais de 1.700 alunos. A escola, anualmente, oferta cerca de 330 vagas e é sucesso em cidades como Belo Horizonte, Nova Lima e Betim. Após concluírem o curso, os jovens entram no mercado de trabalho preparados para lidar com os desafios e mais confiantes para transformar as ideias em negócios lucrativos.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.