Prefeitura de Itabira entrega 20 novos ônibus para a Vita, antiga Transportes Cisne
Com outro nome fantasia e a cor azul, os veículos carregam uma nova identidade visual com os pontos turísticos de Itabira
A Prefeitura de Itabira entregou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (1º), 20 novos ônibus para renovação de parte da frota da Viação Itabira (Vita), que anteriormente era chamada de Transportes Cisne. Os novos veículos já começam a circular nos bairros a partir da próxima segunda-feira (4) e chegam para substituir duas dezenas de ônibus que estão encerrando o prazo máximo da vida útil no município – estipulado para o fim do ano – e que necessariamente precisam sair do sistema ao completar 10 anos de uso.
Em 2024, outros 15 ônibus da frota também serão substituídos, seguindo as mesmas determinações contratuais. Atualmente, Itabira possui 64 veículos em sua frota, que pode ser expandida caso o fluxo de passageiros continue aumentando.
Os novos ônibus possuem três portas, sendo duas para embarque e desembarque de passageiros; têm capacidade para 37 pessoas sentadas e 38 em pé; elevadores semiautomáticos com travas que impedem o movimento dos veículos durante o uso; freios de portas que proporcionam segurança dos passageiros; sistema de regeneração que filtram os gases e diminuem a poluição do ar; e um sistema de telemetria que monitora em tempo real a condução do veículo pelos motoristas.
Com outro nome fantasia e a cor azul, os veículos carregam uma nova identidade visual com os pontos turísticos de Itabira, estampando a Praça do Areão, Igreja do Rosário, Morro Redondo, Pico do Amor e o Museu de Itabira.
‘‘É uma repaginada no transporte público. A Vita veio para modificar a história do transporte público de Itabira e nós não conseguimos fazer isso em Itabira, nós precisamos da população, do município, dos críticos. Nós precisamos melhorar o transporte público de Itabira’’, disse Ely José de Almeida, gerente da empresa.
Durante a cerimônia, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) afirmou que a chegada dos 35 ônibus (em 2023 e 2024) renovarão mais da metade da frota da Vita. Ainda de acordo com o prefeito, a meta é seguir renovando a frota e disponibilizar para a comunidade um Plano de Mobilidade capaz de garantir agilidade e segurança no trânsito da cidade. “70% da população que usa os ônibus ganha até um salário mínimo e meio por mês, por isso, priorizamos a nossa luta para melhorar o transporte público, começando pela redução do preço da passagem: R$3,00. Agora, os novos ônibus”, disse.
Para a assessora Paola Soares, responsável pela condução da Transita, a renovação da frota garante que o sistema de transporte público continue a atender às necessidades dos cidadãos, oferecendo uma experiência confiável e confortável. Segundo ela, ao investir em novos ônibus, a Prefeitura está investindo na qualidade de vida.
“Uma frota mais moderna significa veículos mais eficientes em termos de combustível e reduz a poluição do ar. Todos estão equipados com tecnologias mais recentes que oferecem uma melhor experiência aos passageiros e acessibilidade a todas as pessoas. Além disso, estamos prezando pelo diálogo e a aproximação com os usuários. Criamos o Jornal do Busão que manterá os usuários informados sobre os principais acontecimentos da cidade e disponibilizamos o Kdê Bus, aplicativo constantemente atualizado com os horários e trajetos dos ônibus de nossa cidade, por meio do qual o usuário pode enviar mensagem para que possamos melhorar a prestação dos serviços”, destacou.
Melhoria
De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage e o superintendente de Transportes e Trânsito, Flávio Raimon, a renovação da frota de ônibus dá prosseguimento à política de melhorias fomentadas através do subsídio ao transporte público, junto a redução da tarifa, implantação de novos horários e instalação de novos abrigos aos usuários.
Segundo Marco e Raimon, já está em elaboração a criação de uma nova linha no município. Chamada de ‘‘linha tronco’’, a rota irá passar pelos principais eixos da cidade, com atendimento aos hospitais e principais pontos da cidade. Segundo Raimon,