Prefeitura de Itabira pretende ampliar área doada à Unifei

Projeto de lei será votado pelos vereadores na terça-feira (28)

Prefeitura de Itabira pretende ampliar área doada à Unifei
Projeto da Unifei Itabira – Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Tramita na Câmara de Vereadores de Itabira um projeto de lei que pretende ampliar a área doada para o funcionamento da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O projeto de lei foi discutido nesta quinta-feira (23), na reunião de comissões, e será votado na terça-feira (28). Se aprovado, a área do campus itabirano da Unifei será aumentado em quase seis mil metros quadrados.

Atualmente, a área cedida pela Prefeitura à Unifei é de 598.975m². De acordo com o projeto enviado pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) ao Legislativo, o terreno passará ter 604.879m².

Projeto foi discutido na reunião de comissões da Câmara de Itabira – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Entenda

O projeto da Unifei Itabira foi projetado pelo escritório do renomado arquiteto Gustavo Penna, em 2012. O plano arquitetônico contempla uma área total de 598.975 mil m², com área construída de aproximadamente 100 mil m², para abrigar espaços de convivência, áreas esportivas, teatro, 130 laboratórios, entre outros.

Desde a entrega do projeto arquitetônico, apenas dois prédios foram construídos. O último prédio construído foi inaugurado em 15 de dezembro de 2015. Recentemente, Ronaldo Magalhães assinou as ordens de serviço que autorizam o início das obras de construção dos prédios 4, 5 e 6.

O prazo para a conclusão das obras é de dois anos, segundo os contratos de prestação de serviço. Ao todo, serão investidos R$ 116 milhões no projeto, dos quais R$ 100 milhões serão destinados pela mineradora Vale como resultado de parceria público-privado. 

Os três novos prédios serão responsáveis por quase dobrar a capacidade de alunos na universidade, passando dos atuais 2.300 alunos para 4.500.