Prefeitura de São Gonçalo debate ações preventivas para rompimento de barragem

O alinhamento de ações foi feito com a Vale e Cemig, órgãos se reuniram para debater questões acerca do risco de rompimento.

Prefeitura de São Gonçalo debate ações preventivas para rompimento de barragem
Foto: Prefeitura de São Gonçalo

Pensando nas ações para rompimento de barragem de modo a ter uma posição preventiva quanto aos possíveis riscos em caso de rompimento, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, representada pela Defesa Civil, reuniu-se com Vale e Cemig na última sexta-feira (18).

O objetivo da reunião foi de alinhar procedimentos e ações de redução de risco e danos em caso de rompimento ou vazamento de barragens. Na apresentação, a empresa Vale exibiu o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 

Os gerentes de Relações Institucionais, Pedro Scaldini, Tiago Costa e Marcos Silveira, que são os responsáveis pelo manejo do Plano de ações para rompimento de barragem, expuseram dados sociais, opções e possibilidades de treinamentos, quais as atuais áreas de comprometimento da Barragem Sul, os pontos de encontro ideais em caso de derramamento e o cronograma aos presentes.

Os representantes da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) e engenheiros de Planejamento Energético, Renato Júnior Constâncio e Bruno Onuhuoora se apresentaram como mais um agente externo nas ações do PAEBM em São Gonçalo, devido às atividades da Hidrelétrica de Peti.

A Companhia foi convidada a participar do processo, inclusive da execução do simulado externo, previsto para o mês de maio.