Prefeitura e fornecedores discutem implantação de sistema de monitoramento da frota da Cisne
Secretário promete para este semestre a implantação do serviço na cidade
Prefeitura de Itabira e Transportes Cisne podem implantar, ainda neste semestre, um sistema de monitoramento e rastreamento da frota de ônibus que atende passageiros da cidade. O secretário Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), Ronaldo Lott, disse que o órgão já recebeu a visita de duas empresas que fornecem o sistema. A expectativa dele é que o Executivo firme um contrato com um fornecedor ainda neste semestre.
O sistema atenderá a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A Promotoria de Justiça na Comarca instaurou inquérito civil público com a finalidade de determinar à Prefeitura – responsável contratual pela fiscalização do transporte – que implante o monitoramento eletrônico por GPS em toda a frota.
As queixas de passageiros quanto à pontualidade dos coletivos é frequente. Em 6 de março, a questão foi discutida em audiência pública na Câmara de Vereadores. À época, a promotora de Direito do Consumidor, Silvia Letícia Bernardes Mariosi Amaral disse que o monitoramento da frota garante não somente maior controle da rotina pela seção de trânsito, como também a segurança dos trabalhadores e passageiros da Cisne.
O monitoramento também facilitará, posteriormente, a possibilidade de oferecer ao passageiro informações em tempo real da localização dos ônibus, como é realidade em capitais e outras cidades, por meio de painéis eletrônicos e aplicativos.