Prefeitura Municipal lança, oficialmente, o programa “Qualifica Itabira”

Evento foi realizado na noite desta terça-feira (21), na Funcesi

Prefeitura Municipal lança, oficialmente, o programa “Qualifica Itabira”
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o programa “Qualifica Itabira” foi lançado oficialmente nesta terça-feira (21), no auditório da Funcesi, sede provisória da Prefeitura. A iniciativa do Governo Municipal tem por objetivos a formação de mão de obra específica e geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, são disponibilizadas 900 vagas e 39 cursos, divididos por etapas até 2024.

Além de integrantes da Prefeitura, também compareceram ao evento o gerente regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Ricardo Azalim, o presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o atual diretor da Unifei Itabira, Gilberto Cuzzuol, e outras figuras relevantes da região.

À frente do projeto ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Oliveira Rocha, relembrou o início do projeto.

“Esse projeto, para mim, tem muito coração envolvido. Em 2021, quando entramos, tivemos uma primeira parceria com o Senai, tínhamos aberto 140 vagas e observamos um bom problema: havia 2500 pessoas interessadas. Naquele dia, percebemos o interesse e desejo que as pessoas de Itabira têm em aprender e explorar o potencial delas”, comenta.

Já Flaviano Gaggiato enfatizou que as metas do Qualifica Itabira convergem com as atuais necessidades do mercado. “A indústria hoje sofre demais com a falta de mão de obra. E não que eu ache que não se deva fazer, mas as pessoas estão dando um valor muito grande ao curso superior. Porém, estamos precisando mais de técnicos do que de engenheiros atualmente. Existem escolas de cursos técnicos fechando, e eu vou dizer a vocês que estão investindo em cursos técnicos: daqui a pouco vocês estarão ganhando mais do que engenheiros”, discursou.

Por fim, quem também falou ao público foi o prefeito Marco Antônio Lage. O líder do Executivo destacou o setor industrial como uma das alternativas econômicas à exaustão mineral de Itabira.

“Estamos pensando que não há limites e não poderá haver limites para o nosso esforço e investimento para fazer que Itabira se reinvente. Que a gente promova a transição econômica de Itabira, e isso só acontecerá se continuarmos investindo no ser humano, principalmente na educação de jovens e adultos, abrindo novas oportunidades. Sabemos que a exaustão mineral está por vir, e isso não é alarmismo, precisamos estar preocupados. Porque em 80 anos não estivemos preocupados com isso, e não criamos a base de desenvolvimento sustentável para uma cidade mineradora como Itabira.