Prefeituras de BH e Nova Lima assinam acordo para criação do Parque das Águas no Belvedere
Além da criação do parque, haverá obras de mobilidade urbana e reassentamento de atuais moradores
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), assinaram um termo para proteção da linha férrea do Belvedere e um contrato de guarda provisória da área, pertencente à União. O acordo feito no final do mês passado visa a construção do Parque das Águas no local, próximo à área de preservação da Serra do Curral.
Após a assinatura, as prefeituras têm 180 dias para apresentar o projeto final. O escopo inicial, elaborado pelo arquiteto e urbanista André Pessoa, inclui a criação de praças, mirantes, trilhas ecológicas, além da construção da Avenida Parque. Esta avenida planeja conectar o Bairro Belvedere aos bairros Vila da Serra, Jardim da Torre, Vale do Sereno, Jardim das Mangabeiras e Piemonte, todos em Nova Lima.
O projeto será concretizado após três anos da criação de um Grupo de Trabalho que permitiu um Acordo Preliminar para o planejamento da obra. Além da criação do parque, haverá obras de mobilidade urbana e reassentamento de atuais moradores.