Presidente do Conselho da Vale, José Penido visita Itabira a convite de André Viana

O Comitê de Sustentabilidade e Inovação também esteve na cidade, onde se reuniu com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista

Presidente do Conselho da Vale, José Penido visita Itabira a convite de André Viana
Presidente do Conselho da Vale, José Penido, e representantes do Sindicato Metabase se reuniram com moradores do Bela Vista e Nova Vista, em Itabira – Foto: Divulgação/Sindicato Metabase
O conteúdo continua após o anúncio


O presidente do Conselho de Administração da Vale, José Luciano Penido, esteve em Itabira onde se reuniu, na última terça-feira (31), com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, para tratar da descaracterização do Sistema Pontal, que vem impactando a comunidade local e pode levar a remoção de pessoas, assim como dos processos de reparação. O encontro, que aconteceu um dia antes do aniversário de 80 anos da empresa, celebrado na última quarta-feira (1), foi intermediado por André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região e membro do colegiado de gestão da mineradora.

“Considero como uma grande missão. Ela partiu da necessidade que urge na solução dos conflitos com os moradores. Assim eles ouviram a empresa e os compromissos que estão sendo acertados para que a comunidade sofra o menor impacto possível com as barragens e, se necessário, que aconteça uma remoção de suas residências para áreas mais seguras de forma justa e responsável”, avaliou André Viana.

Além de José Penido e André Viana, participaram da reunião Marcelo Gasparino, coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Conselheiro; Rachel Maia, Mauro Cunha e Ken Yashurara, conselheiros da Vale; Maria Luiza Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade; e Marcelo Klein, diretor especial de Reparação e Desenvolvimento.

Presidente do Conselho da Vale, José Penido visita Itabira a convite de André Viana
Reunião com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista – Foto: Divulgação/Sindicato Metabase

Comitê de Sustentabilidade

De acordo com o Sindicato Metabase de Itabira e Região, a  vinda do Comitê de Sustentabilidade à Itabira tem como objetivo promover a aproximação da comunidade local com a mineradora, já que  o grupo tem como finalidade avaliar projetos e iniciativas, bem como as propostas de investimentos de sustentabilidade e inovação. Também é responsável por formular recomendações ao Conselho de Administração.

“É a ligação direta da comunidade com a Vale, com os componentes da Diretoria Executiva da Empresa. Por isso resolvemos intermediar este encontro com os moradores dos bairros [Bela Vista e Nova Vista]. Eles tiveram a oportunidade de falar com os representantes da empresa e de expor algumas situações, que foram anotadas pelo Sindicato Metabase para sejam feitas as cobrar por respostas”, afirmou André Viana.

“A reunião não será em vão e em breve traremos retorno à população, em especial aos moradores dos bairros que visitamos — Bela Vista e Nova Vista. Tenho cobrado, insistentemente, rapidez nas informações, no retorno da empresa aos questionamentos da população. Não podemos deixar tantas famílias com a sensação de um futuro incerto. Celeridade nas informações, solidariedade, empenho da empresa imediato, esta é a nossa cobrança”, continuou André Viana.

Presidente do Conselho da Vale, José Penido visita Itabira a convite de André Viana
Visita do Conselho de Sustentabilidade da Vale – Foto: Divulgação/Sindicato Metabase

Vista às barragens

Desde segunda-feira (30), André Viana, José Luciano Penido e o Comitê de Sustentabilidade e Inovação estão visitando as barragens da empresa em Minas Gerais. Eles estão averiguando as situações das estruturas, já que muitas delas passam por projetos de contenção e descaracterização.

Alguns dos locais visitados foram: Vila do Gongo e Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais; reassentamento da Comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana; comunidade Antônio Pereira e Barragem Doutor, em Ouro Preto; bairros Bela Vista e Nova Vista e Sistema Pontal, em Itabira; comunidade dos Macacos, Jardim Canadá e barragens B3 e B4, em Nova Lima.

* Com informações do Sindicato Metabase.