Presidente Lula aproveita operação no quadril e faz cirurgia de pálpebras

Conhecida por blefaroplastia, a cirurgia da pálpebra é de pequeno risco e normalmente feita em pacientes que podem ter sua visão comprometida

Presidente Lula aproveita operação no quadril e faz cirurgia de pálpebras
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Internado na última sexta-feira (29) para uma cirurgia no quadril, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 77 anos, aproveitou para retirar o excesso de pele nas pálpebras. A informação foi repassada a jornalistas pela equipe médica de Lula.

Lula passou por uma cirurgia de tratamento de uma artrose, um desgaste na cartilagem que reveste as articulações. O presidente reclamava constantemente de dores na perna e no quadril.

A cirurgia da pálpebra, conhecida por blefaroplastia, é de pequeno risco e sem complexidade, normalmente feita em pacientes que podem ter sua visão comprometida, acometendo principalmente pessoas de mais idade.

O procedimento começou às 15h e terminou às 16h. A cirurgia foi realizada pela oftalmologista especialista em pálpebra, Eliana Forno.

Segundo a oftalmologista, o presidente havia manifestado a vontade de fazer o procedimento havia tempo. “Como ele respondeu bem à anestesia ortopédica, aproveitou-se e fez”, contou a médica.

Durante sua cirurgia, a primeira-dama Janja Lula da Silva cumpriu agenda do presidente no Rio Grande do Sul.

Alta médica

Lula deixou o Hospital Sírio-Libanês ainda no domingo (1°). Inicialmente, a saída da unidade médica estava prevista para acontecer somente nesta segunda (2) ou na terça-feira (3), mas a equipe que acompanha o presidente informou, em boletim médico divulgado, que, após boa evolução clínica, decidiu pela alta hospitalar..

O presidente saiu do centro médico sem falar com a imprensa, e o carro que o transportava seguiu para o Palácio do Alvorada, de onde Lula despachará assuntos relativos à Presidência da República, nas próximas três semanas.

Entre os assuntos que serão despachados durante o período de recueperação, estão a decisão sobre o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição à ministra aposentada Rosa Weber, e do novo procurador-geral da República, que ocupará a vaga deixar por Augusto Aras.

De acordo a equipe médica, no Alvorada, Lula continuará com os exercícios de reabilitação ambulatorial do quadril operado e com as sessões de fisioterapia.