Presídio de Monlevade altera procedimentos devido ao coronavírus

Visitas estão suspensas. Presos em regime fechado têm direito a conversar com familiares e a atendimento jurídico por telefone

Presídio de Monlevade altera procedimentos devido ao coronavírus
Foto: Arquivo DeFato

Os presos da unidade prisional de João Monlevade já têm a rotina alterada devido ao coronavírus. Segundo o diretor da unidade, Melquíades Moreira, alguns detentos passam a cumprir prisão domiciliar e os que permanecem em regime fechado, estão em isolamento. Importante destacar que alguns critérios foram adotados pela Justiça para determinar quais permanecerão em casa.

Ainda segundo Melquíades, as visitas de familiares estão suspensas. No que diz respeito ao atendimento jurídico, ou seja, o contato do detento com seu advogado, este é feito via telefone, em horário pré-agendado. “O preso também tem direito de ligar para sua família. Cada ligação tem duração de 10 minutos”, enfatizou o diretor. Os banhos de sol são feitos de forma escalonada e com menor tempo de duração. “Todas as medidas estão em vigor por tempo indeterminado. Havíamos feito isso só em Monlevade, mas as ações serão adotadas em todo o estado”, reiterou Melquíades.

Administrativo

No que tange aos servidores da unidade prisional, Melquíades esclareceu que trabalham em escala de contingenciamento , e em número reduzido. “Os que trabalham diretamente com os presos são acompanhados de perto pela equipe de enfermagem, mas não tivemos alteração no quadro”, explicou.