PRF recupera 350 pássaros transportados em situação de maus-tratos
Após a prisão, o suspeito foi autuado por maus-tratos a animais com resultado de morte e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na noite de terça-feira (5), 350 aves silvestres na BR-251, em Montes Claros. Os policiais realizavam ação de combate ao crime no km 514, quando deram ordem de parada a um veículo Fiat/Siena, de cor branca, com placas de São Paulo.
Ao iniciar a fiscalização, o condutor afirmou ser inabilitado. Ao verificar os equipamentos obrigatórios do veículo, a equipe identificou, no porta-malas, inúmeras gaiolas compartimentadas com várias espécies de pássaros silvestres, sendo transportados em flagrante situação de maus-tratos.
O condutor informou que comprou os pássaros na Bahia e em algumas cidades de Minas Gerais, e que seriam levados para serem vendidos em São Paulo.
Diante do fato, o autor responderá por crime ambiental. Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).