Programa “Escolas que se Abraçam” vai para a final do Prêmio Jabuti com a obra: “Interpretar: contribuições para a educação antirracista”
O Prêmio Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro e é um dos mais tradicionais do Brasil, desde o ano de 1959
O Programa “Escolas que se Abraçam” existe há seis anos e foi desenvolvido na cidade de Conceição do Mato Dentro, criando parcerias e conexões com diversos países de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, e já conquistou o visto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Este ano, a obra “Interpretar: contribuições para a educação antirracista” colocou o “Escolas que se Abraçam” entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro.
Este trabalho também pode ser caracterizado como um manual antirracista e é resultado de ações desenvolvidas nas escolas públicas de Conceição do Mato Dentro durante o ano de 2023, coordenado pelo pedagogo Camilo Kuasne Anderson, da equipe do “Escolas que se Abraçam”.
Camilo é formado em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e já trabalhou em diversas escolas e projetos educacionais e de mediação de leitura em São Paulo. No Mato Grosso do Sul, participou de ações socioculturais e educacionais no Instituto Acaia. Em Conceição, trabalhou durante todo o ano de 2023 com estudantes e professores da rede municipal de ensino por meio do programa.
A criação da obra foi baseada em diversas atividades que o pedagogo Camilo Kuasne realizou com a equipe da rede de educação. Com a temática de antirracismo e da ampliação dos conteúdos sobre a África em sala de aula, o livro promove a valorização da cultura afrodescendente nas escolas, possibilitando que profissionais da educação de todo o Brasil possam consultar o material para uso em suas aulas.
Para desenvolvê-lo, foi necessário o apoio essencial dos demais membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação, em especial da coordenadora pedagógica Rejani Socorro da Cruz e da secretária-adjunta Marcia Simões.
A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente no site do “Escolas que se Abraçam”.
A lista dos premiados em cada categoria será divulgada no dia 19 de novembro nas plataformas oficiais do Prêmio Jabuti.