Projeto Chame a Frida é lançado em João Monlevade

Trata-se de uma atendente virtual por chatbot, desenvolvido pela corporação, para atendimento via WhatsApp em casos de violência doméstica

Projeto Chame a Frida é lançado em João Monlevade
Lançamento do projeto Chame a Frida, da PCMG – Foto: Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou na sexta-feira (14) a cerimônia de lançamento do projeto Chame a Frida, em João Monlevade, região Central do Estado. Trata-se de uma atendente virtual por chatbot, desenvolvido pela corporação, para atendimento via WhatsApp em casos de violência doméstica, pelo número (31) 9 8490-0681.

Quando acionada, a atendente virtual inicia uma conversa com a vítima ou terceira pessoa de forma automática, com mensagens pré-programadas de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, direcionamento e uma avaliação de risco, podendo até solicitar o comparecimento da polícia presencialmente, de acordo com a situação apresentada.

O Chame a Frida tem sido uma ferramenta de uso frequente em diversas regiões do estado para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Solenidade

A solenidade de inauguração foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, o chefe do 12º Departamento, Gilmaro Alves Ferreira, enfatizou a importância da iniciativa: “Com mais essa ferramenta, vamos trazer para a região mais uma força no combate à violência doméstica e familiar. Agradecemos a todos os esforços para a implantação do projeto Chame a Frida em João Monlevade”.

Além da participação de representantes da PCMG e de demais forças de segurança, o evento contou com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo Municipal, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, além da sociedade civil organizada e convidados.

* Com informações da PCMG.